Fundação ADFP celebra 30 anos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-11-2017

No próximo dia 6 de novembro a Fundação comemora 30 anos da realização da escritura constitutiva da ADFP por iniciativa de Jaime Ramos. As atividades de apoio à comunidade iniciaram -se antes graças ao apoio da ARCIL da Lousã e do seu presidente Ernesto Carvalhinho.

PUBLICIDADE

jaime ramos

As comemorações foram iniciadas em Setembro e Outubro com a publicação e distribuição em Coimbra e Miranda de um “jornal ” informativo das valências e serviços da Fundação e com uma breve história da instituição.

PUBLICIDADE

publicidade

A publicação em setembro do livro Liberdade Espaço da Mente, de Jaime Ramos e Nancy Rodrigues, integra as iniciativas associadas aos 30 anos. Foi também editado um vídeo comemorativo do Aniversário e uma nova página web

As comemorações incluem um conjunto de iniciativas que foram decorrendo ao longo do ano, culmina agora com um programa de aniversário que integra eventos internos e outros virados para a comunidade.

PUBLICIDADE

Os momentos altos do programa de eventos serão o tradicional almoço de aniversário e uma Gala com a participação de artistas locais e amigos da organização.

O primeiro momento do programa de aniversário previsto para Novembro e Dezembro teve lugar no dia 3 de novembro, no cinema de Miranda do Corvo, com “Nos sapatos e Francisco”, tema da aula magistral proferida por Anselmo Borges, que marcou a abertura oficial do ano letivo da Universidade Sénior mirandense

Dia do aniversário, 6 de novembro, haverá um conjunto de iniciativas internas de caráter desportivo e cultural, com a atuação musical por parte da Universidade Sénior de Miranda do Corvo e a colaboradora Glória Correia, culminando com bolo de aniversário, espumante e sumos.

No dia 10, o Parque Biológico da Serra da Lousã promove um Magusto do Dia de São Martinho, dirigido aos visitantes e colaboradores do PBSL. A grande maioria dos colaboradores deste parque temático são pessoas com necessidades especiais, e que integram as valências de centro de actividades ocupacionais e formação profissional.

O dia mais significativo das comemorações, com almoço, visitas e inaugurações será no dia 11 de novembro.

adfp jaime ramos

Inicia pela manhã com visitas à obra do Hospital Compaixão, à escultura da árvore social de António Nogueira e a inauguração do Bar Museu do Mel. A comitiva segue para Coimbra onde decorrerá a inauguração do Centro Intergeracional do Mondego e a visita ao St.Paul’s School. Finaliza a manhã com uma visita inaugural ao Observatório das Religiões no Templo Ecuménico Universalista.

No Salão de Festas do Centro Social Comunitário, sede da ADFP, realiza-se o almoço comemorativo do 30º aniversário.

Da parte da tarde procede-se à inauguração da Casa de Tábuas e do novo pavilhão na Zona Industrial, havendo uma prova de vinhos, produzidos nas vinhas do Fundão e de Miranda/Penela na Adega da Fundação.

Templo 2

No Dia Internacional para a Tolerância, 16 de novembro, haverá entradas gratuitas no Templo Ecuménico Universalista e pelas 14h30, uma demonstração de atividades desportivas e culturais com utentes, mas dirigidas à comunidade. Este dia conta com a participação do Health Club da ADFP, Universidade Sénior de Miranda do Corvo e Clube UNESCO Trivium.

A 18 de novembro decorrerá no Espaço da Mente a apresentação do livro “Os Nomes dos Pássaros” do colaborador e poeta António Amaral Tavares, com as intervenções de Graça Capinha e Teresa Carvalho. O “Amaral” é um premiado poeta, que trabalha na ADFP com funções que alternam entre o Gabinete de Engenharia, enquanto desenhador, e no Espaço da Mente como guia. É a segunda vez que o autor escolhe o seu “local de trabalho” para apresentar a obra-prima.

No fim-de-semana seguinte irá se realizar o IX Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, que decorre anualmente no Parque Biológico da Serra da Lousã, e com almoço no Hotel Parque Serra da Lousã.

O programa conta com visitas à Queijaria, Fumeiro e Alambique Terra Solidária, visita ao Observatório das Religiões no Templo Ecuménico Universalista, local onde será feito o registo habitual de foto de grupo. A Cerimónia de Entronização conta com um cenário de recriação da “Matança do Porco tradicional.

A finalizar o programa, em Dezembro está previsto uma Gala de Aniversário dos 30 anos, onde atuarão grupos artísticos locais e amigos da Fundação ADFP. Neste evento será feita homenagem aos colaboradores e dirigentes com mais de 25 anos de dedicação á ADFP.

Recordamos que durante 2016 a Fundação ADFP, em comemoração dos 30 Anos ao serviço da solidariedade e sob o lema “Investimos com bondade em pessoas”, publicou o livro “Espaço da Mente”, um jornal e um vídeo comemorativo do Aniversário, e apresentou uma nova página web.

adfp

Em 2007, a Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional, nascida em 1987, origina a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional.

Apoia crianças, jovens, pessoas com deficiência ou doença mental crónica, idosos e mulheres grávidas ou mães em risco, com valências e serviços sociais, saúde, desporto, cultura e turismo. Apoia regularmente cerca de 3400 utentes, dos quais 460 são residentes.

Tem uma força de trabalho remunerado de cerca de 510 pessoas, incluindo utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados em CEI. 43% têm deficiência/doença crónica, 17% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo. Incluindo voluntários sem qualquer tipo de prémio e voluntários com prémio de bolso, o número ultrapassa os 683 colaboradores regulares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE