Conecte-se connosco

Região

Fundação ADFP assinalou o Dia da Saúde Mental 

Publicado

em

No dia 11 de outubro a Fundação ADFP, situada em Miranda do Corvo, assinalou o dia da Saúde Mental com diversas atividades nas respostas sociais que integram cerca de 180 pessoas. No âmbito deste programa decorreram inúmeras atividades para promover o convívio e o bem-estar, tais como walking football, jogos tradicionais, caminhada pela natureza, relaxamento, baile, terminando com um lanche convívio.  

A Fundação ADFP apoia pessoas com doença mental desde 1995, com valências residenciais, domiciliárias, ocupacionais, formação profissional e inclusão laboral. Neste sentido, tentando responder às necessidades das famílias e das pessoas com problemas de saúde mental criou o projeto integrado DiferenteMente / IgualMente, premiado a nível nacional como exemplo de boas práticas no combate ao estigma e na integração social e laboral.  

O Dia Mundial da Saúde Mental, criado em 1992, visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconómicas. No atual contexto pandémico, torna-se ainda mais evidente a necessidade de cuidar da saúde mental.  

Combater o preconceito e o estigma em torno da saúde psicológica é outro dos objetivos deste dia e que se prolonga ao longo dos anos através da inclusão e na aposta de pessoas com incapacidade nos mais diversificados postos de trabalho, na procura constante da dignificação, realização e felicidade da pessoa.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde. As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link