Região

Fundação ADFP antecipa vindima por causa da seca extrema

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-09-2022

O final do mês de Agosto marcou o início das vindimas de 2022 na Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, em Miranda do Corvo. A atividade é realizada em setembro, contudo, este ano, devido à seca extrema, as vindimas da Fundação tiveram de ser antecipadas, explicou o enólogo residente, Gonçalo Moura da Costa.   

PUBLICIDADE

Foram vindimadas as uvas brancas das vinhas da região das Terras de Sicó – Vinha Nova, Vinha de Rabarrabos e Vinha Tolerantia. Nos dias 29 e 30 de agosto foram vindimadas as uvas brancas das castas Fernão Pires, Arinto e Bical, que serão a base do espumante “Aldeias do Xisto” e do vinho branco “Paixão Natural”.  Já no dia 31, foi a vez da apanha das uvas da casta Baga para produção do vinho base do espumante “Aldeias do Xisto”.  

Para reforçar a equipa estiveram presentes, além dos trabalhadores agrícolas, cerca de 16 utentes e residentes do CACI (Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão) das Residências Coragem e Respeito, e ainda 8 jovens da Residência Fraternidade, acompanhados pelos técnicos Catarina Alves, Mariana Alves, Francisco Silva, Hugo Vaz e Francisco Lopes, contribuindo assim para a integração e convívio intergeracional. 

PUBLICIDADE

O projeto Tolerantia – Viticultura com propósito social, financiado pelo prémio “Capacitar”, da Fundação La Caixa e banco BPI, conta com cerca de 24 utentes e residentes, também marcou presença com a apanha de uvas para o vinho especial deste projeto.

O objetivo passa pela inclusão e a capacitação de utentes na componente social, cognitiva e de aprendizagem, de uma aptidão para possível integração na vida ativa, para além de se pretender a produção de um vinho com a marca Tolerantia para que exista a sustentabilidade do mesmo. O projeto batizou uma vinha inclusiva, trabalhada por utentes com deficiência mental e física, com o nome Tolerantia (tolerância), anteriormente designada vinha do Vale (na sub-região Terras de Sicó).  

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE