Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Fundação ADFP acolhe ReFood na Casa Dignidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-11-2018

A Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação  Profissional, e a ReFood, celebraram neste dia 26 de novembro, na Casa Dignidade, em Coimbra, um protocolo para a cedência graciosa de instalações.

PUBLICIDADE

Esta cedência de espaço pela Fundação insere-se na sua visão filantrópica de apoio a entidades sem fins lucrativos, importantes  para a defesa de valores de cidadania e da qualidade de vida das  pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

Criado em 2011 pelo norte-americano Hunter Halder, em Lisboa, o  projecto ReFood, que consiste na distribuição por famílias carenciadas  de comida recolhida em restaurantes, chegou a Coimbra em 2015 por  iniciativa de um grupo de 75 promotores,  dos quais 60 são estudantes.

Espalhado por mais de 20 cidades em Portugal, a ReFood Coimbra foi  apresentada no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. A  reunião, apelidada de Sementeira, visou dar a conhecer o projeto  ReFood à comunidade e reunir voluntários, a quem foi pedido que doem 2  horas por semana, que permitem alimentar 10 pessoas.

PUBLICIDADE

A ReFood é um movimento comunitário independente, 100% voluntário,  conduzido por cidadãos e integrado numa IPSS, cujo fim consiste na  recuperação de comida em boas condições para alimentar pessoas  necessitadas. A ReFood está totalmente voltada para a comunidade e  opera a partir da própria comunidade, sem salários, com custos baixos  e alta produtividade, não detendo bens ou investimentos que não sirvam  a sua missão.

O projeto funciona de forma regular e os seus parceiros são vários  estabelecimentos da cidade relacionados com a restauração, que  entregam excedentes alimentares para serem distribuídos diretamente  por uma rede de beneficiários constituída por instituições de solidariedade social.

O projeto “Pão e bolos” tem sido “secundado por recolhas  extraordinárias de alimentos excedentes, que tantas vezes surgem após  jantares, festas ou cerimónias pontuais”, refere a fonte.

Segundo a ReFood, todo o trabalho desenvolvido em Coimbra é realizado  por voluntários “com sentido de cidadania, motivação e vontade de  dedicar duas horas semanais ao combate ao desperdício alimentar”.

A instituição procurava um espaço – “no coração de Coimbra, próximo  dos voluntários e dos parceiros, mas sobretudo próximo dos  beneficiários” – que tivesse  cerca de 100 metros quadrados de área,  facilidade de acesso e que permita o funcionamento de máquinas  industriais para a preparação, acondicionamento e armazenamento das  refeições.

A ReFood é uma organização sem fins lucrativos, criada por Hunter  Halder, em 2011, com o objetivo de reaproveitar excedentes alimentares  e ajudar a alimentar quem mais precisa.

 A Fundação ADFP para além das suas valências caritativas e  assistenciais investe no desenvolvimento regional através de projetos  inovadores na educação, turismo e agricultura criando centenas de  postos de trabalho.

Pelo apoio filantrópico a outras organizações a Fundação ADFP revela a  sua visão solidária através de parcerias que aumentam as sinergias  para melhorar o bem-estar das pessoas e odesenvolvimento da região.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com