Coimbra

Funcionários da câmara de Coimbra trabalham em condições “que já não se usam há 50 anos”

António Alves | 3 horas atrás em 09-01-2026

Alerta partiu da presidente da câmara Ana Abrunhosa.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarca anunciou na reunião de câmara de Coimbra, que decorre sexta-feira 9 de janeiro, que irá avançar na segunda semana do mês com o projeto-piloto “Arquivo Zero – espaço e eficiência para trabalhadores”.

PUBLICIDADE

Depois de várias visitas efetuadas aos vários locais de trabalho da câmara, a presidente da câmara recordou que existem espaços que “já não se usam há 50 anos”. No seu entender, existem condições de melhorar esses espaços “de várias formas: fazendo obras, naturalmente, e comprando equipamento”.

Neste momento, já está decidida a realização de obras no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (anteriormente Canil Municipal) da Câmara Municipal de Coimbra, bem como estão a ser realizados projetos para algumas dessas zonas “que não tinham a dignidade” que os funcionários mereciam.

Importante será a realização de um projeto-piloto denominado “Arquivo Zero | Espaço e Eficiência para os trabalhadores” e que terá início a 13 de janeiro.

Na prática, trata-se de uma visita feita por técnicos da Divisão de Arquivo Geral “gabinete a gabinete” para “libertar e otimizar espaços”, bem como perceber o que é possível melhorar em cada um dos espaços “ao nível de espaço, equipamento e iluminação”. A presença dos técnicos acontecerá duas vezes por semana.

O diagnóstico será, depois, integrado num relatório “por cada unidade orgânica para depois podermos tomar decisões”. “Há coisas que podemos fazer, como por exemplo tirar mobiliário que ocupa espaço, tirar o arquivo que já pode ir para os espaços do arquivo, melhorar a iluminação”. “O objetivo é melhorar as condições de trabalho”, frisou.

Na ocasião, Ana Abrunhosa lembrou as “condições inenarráveis” do Arquivo Municipal. “Nós tivemos lá duas horas e ficamos regelados por dois dias”, explicou.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE