Portugal
Funcionária de supermercado encontra 500 euros e devolve ao dono
Imagem: Joca Fotógrafos/ O Minho
O que parecia ser um domingo comum de trabalho no supermercado Froiz, em Viana do Castelo, transformou-se num exemplo de honestidade. Júlia Gibelli, funcionária de caixa, encontrou 500 euros caídos no chão e empenhou-se em localizar o cliente que os tinha perdido.
O episódio ocorreu no supermercado da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das artérias mais movimentadas da cidade, especialmente nesta época de Natal. Durante o atendimento, um cliente que estava na fila da caixa percebeu que lhe faltava um produto. Júlia colocou a conta em pausa, permitindo que o homem regressasse “com calma”.
Com a fila a aumentar, outros clientes seguiram no atendimento e, no regresso do homem, a funcionária pediu que ele passasse por trás da caixa para não bloquear a passagem. Foi nesse momento que o cliente deixou cair um molho de notas e alguns documentos — algo de que não se apercebeu antes de pagar e abandonar o local.
PUBLICIDADE
Poucos minutos depois, Júlia encontrou o dinheiro no chão. “Até fiquei assustada ao ver tanto dinheiro”, contou a jovem brasileira, que vive há sete anos em Portugal. Ainda assim, não hesitou: estava certa de que aquele montante pertencia ao homem que tinha passado atrás de si. “Pensei logo que a pessoa devia estar muito triste e que certamente o dinheiro estaria a fazer falta. Podia ser para pagar uma renda, por exemplo”, relatou ao O Minho.
A funcionária colocou o dinheiro no bolso por segurança e avisou a responsável da loja assim que teve oportunidade. Entre as notas estavam papéis com o nome do dono e números de telemóvel. Sem reconhecer o nome, decidiram ligar para um dos contactos, que pertencia a Luís Videira, conhecido como “Joca”, deputado municipal de Viana do Castelo e colaborador do jornal.
Joca identificou de imediato o homem: trata-se de alguém a quem tem vindo a prestar apoio na sua missão como “deputado do povo”. O homem, que chegou a viver na rua, tinha recentemente conseguido um quarto para morar com a ajuda do autarca.
Luís Videira deslocou-se ao supermercado para recolher o dinheiro e entregou-o de imediato ao proprietário, que ainda não tinha percecionado a perda. A emoção foi imediata. “O homem até chorou”, relatou.
O dono do dinheiro pretende agora agradecer pessoalmente a Júlia Gibelli. Para Joca, não restam dúvidas quanto ao gesto da funcionária: “Teve uma atitude de louvar. Se fosse outra pessoa, metia o dinheiro ao bolso.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
