“Onde o Frio se Demora” no Teatro Académico de Gil Vicente

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-06-2017

Três monólogos sobre amores difíceis, solidão e violência doméstica. “Onde o Frio se Demora”, dia 14 de junho, às 21:30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

PUBLICIDADE

Onde-o-frio-se-demora-4-©-Paulo-Pimenta

“Onde o Frio se Demora” fala da história real de três mulheres de diferente idade, de diferentes condições sociais, com diferentes graus de instrução.  Esta criação conta com a interpretação de Margarida Carvalho, do Guitarrista Peixe (Ornatos Violeta e Pluto) e dá continuidade ao percurso, já amplamente demonstrado, da encenadora Luísa Pinto, que tem “privilegiado textos originais escritos em português, aliando a criação artística com preocupações éticas e sociais numa pesquisa teatral de linha contemporânea”. O texto é uma adaptação da jornalista Ana Cristina Pereira a partir de conversas longas e sem filtros tidas com pessoas residentes na Área Metropolitana do Porto e a jornalista do Público.

PUBLICIDADE

Três monólogos sobre violência de género, rutura, solidão e incapacidade para amar, num país marcado pela recessão e pelo envelhecimento. “Três vozes de um país progressista e conservador, moderno e obsoleto, tranquilo e violento, em qualquer caso, desigual. É uma proposta de teatro-documental. Uma brecha para um mundo feminino de desencontro, de desamor, de violência na intimidade – umas vezes evidente, outra subtil. O interlocutor original desaparece. O espectador assume o seu lugar, faz as vezes de parceiro mudo.”

Esta criação dá continuidade ao percurso da encenadora Luísa Pinto, que tem privilegiado textos originais escritos em português, aliando a criação artística com preocupações éticas e sociais numa pesquisa teatral de linha contemporânea. Luísa Pinto, encenou mais de 20 peças privilegiando autores e dramaturgos da língua portuguesa. A par da encenação, cria cenografia e figurinos para os seus espetáculos tendo nos últimos cinco anos a sua assinatura em todas as criações.

PUBLICIDADE

publicidade

“Onde o Frio se demora” é ainda a primeira produção da Narrativensaio-AC, companhia que assume como objetivo “a análise crítica e reflexiva sobre o teatro como possibilidade de mudança social, numa pesquisa teatral de linha artística contemporânea, com lógica colaborativa e interdisciplinar entre criadores.” Esta peça circulou por vários espaços do país, como Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Bragança, Teatro de Vila Real, Teatro Municipal Joaquim Benite e, agora, em Coimbra no Teatro Académico de Gil Vicente.

“Onde o Frio se Demora” é apresentado no Teatro Académico de Gil Vicente no âmbito de OUTRAS VOZES, OUTRAS GENTES, um projeto de teatro documental que pretende ser uma mostra de teatro em rede a acontecer no território da Região Centro, produzido pela Cooperativa Hermes com o apoio do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, em parceria com as Câmaras Municipais de Mortágua, Arganil, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo e Tábua, em conjunto com o Teatro Académico Gil Vicente.

O preço dos bilhetes é de 7 e 5 euros (com desconto)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE