Região

Freguesias de Cantanhede reforçam capacidade de resposta no combate a incêndios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-08-2022

O Município de Cantanhede vai reforçar a capacidade de resposta das freguesias no combate inicial aos incêndios rurais ao aprovar a doação de novas agulhetas para os kit’s de 1.ª intervenção entregues em 2019. Este apoio carece agora de aprovação da Assembleia Municipal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Por proposta da Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais do Município, foram adquiridas 10 agulhetas para melhorar a operacionalidade no combate inicial aos incêndios rurais. Os equipamentos serão entregues às freguesias/uniões de freguesias de Ançã, Covões e Camarneira, Cadima, Febres, Outil e Portunhos, Sanguinheira, Vilamar e Corticeiro, Murtede e Ourentã.

PUBLICIDADE

Numa altura particularmente crítica face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, sublinhou a importância de dotar as freguesias de equipamento eficaz no combate inicial aos fogos. “Uma resposta rápida poderá impedir que o incêndio ganhe proporções incontroláveis, daí a preocupação do Município em dar melhores condições às freguesias para esse ataque inicial”, justifica.

Ainda de acordo com a autarca, o papel dos executivos de freguesia “é determinante não apenas na sensibilização para uma cultura de prevenção e segurança junto das populações, mas igualmente pelo conhecimento profundo que tem do território”.

Helena Teodósio deixa um apelo à população no sentido de se manter vigilante e evitar comportamentos de risco, no fundo, assumindo-se como “os primeiros agentes de proteção civil”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE