Desporto

Frederico Figueiredo da EFAPEL conquista o 44.º Troféu Joaquim Agostinho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-07-2021

Frederico Figueiredo é o grande vencedor da 44.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. O trepador da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL chegou hoje no 2.º posto ao Alto de Montejunto, posição que lhe garantiu a liderança da Geral Individual e a Camisola Amarela, que vestiu na etapa inaugural e não mais largou até ao fim da competição, repetindo a vitória de 2020. Frederico Figueiredo também ganhou a Classificação por Pontos.

PUBLICIDADE

A última tirada somou 185 km que ligaram a Serra d’El-Rei ao Alto de Montejunto, o topo da região Oeste. Tratou-se de uma corrida muito nervosa e emocionante, animada por uma fuga com 14 homens, onde Fábio Costa esteve presente, e que dominou a etapa até à montanha.

Frederico Figueiredo, escoltado da forma possível pelos colegas, respondeu a todos os ataques e a equipa correspondeu. As decisões ficaram guardadas para as duas subidas de primeira categoria na parte final, últimos 7 km, sempre a subir: primeiro pelo Avenal e depois até ao topo do Montejunto. Nos derradeiros 2 km, os dois primeiros classificados da Geral à partida – Frederico Figueiredo e José Neves (W52-FC Porto) –, numa luta de titãs, isolaram-se. José Neves acabou por triunfar na terceira etapa, com Frederico Figueiredo a cruzar o risco em 2.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor.

PUBLICIDADE

“Só queria que me deixassem na entrada da subida com possibilidades de discutir a corrida e foi esse excelente trabalho que os meus colegas fizeram. Apesar de termos uma equipa jovem, mostrámos muita qualidade e dedico-lhes esta vitória, porque merecem muito e foram enormes! Desde que assumi a Camisola Amarela foram enormes no trabalho que realizaram. O facto do Rúben Pereira ter confiado no meu profissionalismo e ter-me trazido para a equipa é algo que também quero agradecer. Estou extremamente feliz por ter voltado a ganhar uma corrida tão prestigiante como é esta e espero voltar, seria uma coisa muito boa três vitórias no Troféu Joaquim Agostinho”, admitiu Frederico Figueiredo. “Temos feito uma época muito positiva. Agora é descansar e voltar à grande luta, dia 4 de agosto”, rematou.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, disse que hoje “acabou por sorrir-nos a vitória a nós, uma vitória de mérito para todos, um triunfo que pertence a toda a equipa, staff, patrocinadores e parceiros. Os adversários tinham bastante qualidade e esta conquista sai mais enaltecida por isso. Deu trabalho, claro que sim, mas tudo o que dá trabalho tem um sabor especial e sem os adversários este triunfo não seria tão significativo. Esta tem sido uma época fantástica, estamos muito satisfeitos e seguimos confiantes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE