Justiça

Francisco Seixas da Costa condenado por difamar Sérgio Conceição nas redes sociais

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-09-2022

O antigo diplomata Francisco Seixas da Costa foi condenado pelo Tribunal do Porto do crime de difamação agravada, por ofensas ao treinador da equipa de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, e terá de pagar uma indemnização.

PUBLICIDADE

Seixas da Costa foi condenado a pagar uma multa de 2200 euros e uma indemnização civil por danos de seis mil euros.

Em causa está uma publicação no Twitter, em março de 2019, em que o antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus tinha chamado “javardo” a Sérgio Conceição.

PUBLICIDADE

publicidade

Nas alegações finais, o Ministério Público já havia pedido a condenação de Seixas da Costa, considerando que deve ser garantida “uma tutela mínima essencial do direito à honra”, frisando que a utilização da expressão “javardo” foi provada.

No final da sessão, o advogado de Sérgio Conceição, Pedro Henriques, revelou que o treinador do FC Porto ficou “satisfeito” com o resultado e salientou o sentimento de justiça.

PUBLICIDADE

“Era o que estávamos à espera. É uma pequena etapa, mas para já estamos satisfeitos com o resultado e, sobretudo, mais do que satisfeitos com o resultado, com a reposição de alguma justeza com o Sérgio, que tem ouvido muita coisa e passado alguns dias complicados com as situações que ocorreram com a família”, referiu o advogado à saída do tribunal.

Além disso, Pedro Henriques revelou ainda que Sérgio Conceição deu instruções para que o valor da indemnização seja doado a uma instituição social da cidade do Porto.

“Ficou o valor que o tribunal determinou. O Sérgio já me deu indicação e vamos endereçar esse valor para uma instituição de caridade seguramente aqui do Porto. Foram essas as instruções que o Sérgio me deu”, esclareceu ainda.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE