Coimbra

Francisco Rocha: Jovem de Coimbra que morreu no Bombarral era jogador de andebol na Académica

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-08-2020

O atleta Francisco Rocha, da equipa sénior de Andebol da Académica de Coimbra, foi a vitima mortal do acidente num poço ontem à tarde no Bombarral.

PUBLICIDADE

A Académica Andebol manifestou pesar afirmando que “está de luto pela perda de um atleta promissor, que integrava a equipa que vai disputar em setembro o acesso à segunda divisão nacional, mas acima de tudo, perdeu um dos “seus”, um amigo e um colega da família do Andebol da AAC.

PUBLICIDADE

A Académica Andebol divulgou que Francisco Rocha, 19 anos, “começou no andebol em 2011, passando por todos os escalões de formação até chegar à equipa sénior, onde na época passada ajudou a Académica de Coimbra a qualificar-se para o torneio de acesso à segunda divisão”.

“À família, e em particular ao pai, Paulo Rocha, dirigente da Secção de Andebol, a família do andebol da AAC” manifestou publicamente o “pesar e enviou toda a solidariedade neste momento de tristeza e dor”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Com a certeza de que o Francisco estará sempre connosco, e no nosso pensamento, quando os seus companheiros de equipa entrarem em campo a lutar pela subida, que era um dos grandes desejos que o Francisco ambicionava” – escreveu a equipa na homenagem efetuada nas redes sociais da AAC.

O INEM confirmou ontem à tarde ao Notícias de Coimbra tratar-se de um jovem de Coimbra, confirmando-se mais a identidade de Francisco Rocha.

A queda, com cerca de 20 metros, deu-se no Bombarral, num acidente que envolveu ainda uma rapariga, da mesma idade, que sofreu ferimentos ligeiros.

Os dois jovens “eram amigos de infância e encontravam-se em cima do poço quando a tampa, uma laje de betão, se partiu e provocou a queda no interior do poço com uma profundidade de cerca de 20 metros”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Óbidos, Marco Martins, responsável pela equipa de mergulhadores que procedeu ao resgates das vítimas.

O acidente aconteceu às 13:07, na localidade de Protela, no concelho do Bombarral, no distrito de Leiria, tendo os bombeiros resgatado “a jovem com cerca de 19 anos que se encontrava numa laje intermédia do poço, numa zona não submersa”, explicou o comandante.

A jovem foi transportada ao Hospital das Caldas da Rainha, com ferimentos ligeiros.

O acidente obrigou a uma operação de resgate que se prolongou até cerca das 16:40, envolvendo dois mergulhadores e o recurso a bombas para retirar água.

No local estiveram 18 viaturas e 36 elementos das corporações do Bombarral, Óbidos e Peniche, a GNR e uma equipa de psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que prestou apoio psicológico aos familiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE