Autárquicas

Francisco Queirós exige o cumprimento da Carta Educativa de Coimbr

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 25-09-2013

O candidato da CDU à Câmara de Coimbra exigiu, hoje à tarde, o cumprimento da Carta Educativa em Coimbra, pretendendo que cada freguesia do concelho mantenha “pelo menos uma escola” do 1.º ciclo.

PUBLICIDADE

“Se a Carta Educativa fosse cumprida como existe, já não seria mau de todo”, considerou o candidato, apontando que a mesma prevê que cada freguesia tenha, no mínimo, uma escola por freguesia.

O candidato alertou para a possibilidade de encerramento de 12 escolas no concelho de Coimbra para este ano letivo, que, caso essa situação se tivesse concretizado, “haveria freguesias que ficavam sem escola do 1.º ciclo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco Queirós quer também construir jardins-de-infância, de modo a atingir uma taxa de cobertura de 100% no concelho.

A CDU pretende “combater os encerramentos e agregação de estabelecimentos escolares”, frisou Francisco Queirós, durante a sessão “A Educação em Coimbra”, no café Santa Cruz, que contou com a participação do secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira.

PUBLICIDADE

“No plano autárquico de educação, não temos nenhuma linha mestra que seja traçada pelo poder local”, criticou Manuel Rocha, candidato da coligação liderada pelo PCP à Assembleia Municipal, também presente na sessão que começou por volta das 18:00.

Durante o debate, Francisco Queirós divulgou algumas das propostas da CDU para a área da educação na Câmara de Coimbra, defendendo a reorganização do Departamento da Educação da Câmara, “que está inativo e inoperante”, assim como a potencialização do papel do Conselho Municipal de Educação, “que, durante algum tempo, apenas existiu no papel”.

A candidatura da CDU quer que a Cultura e a Educação estejam ligadas, pretendendo que as crianças e os jovens do concelho “assistam a duas atividades de cariz cultural” por período escolar.

Francisco Queirós propôs também que “as antigas escolas primárias devolutas” tenham “um papel ao serviço da comunidade”, querendo que sejam dinamizados projetos nesses espaços.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE