Francisco Queirós destaca “obra feita” nos bairros municipais

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-09-2017

O candidato da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, deslocou-se hoje a bairros municipais de Coimbra, nos quais ele, enquanto vereador responsável pela habitação – afirmou – tem “obra feita”.

PUBLICIDADE

Hoje, como na terça-feira, o único representante da coligação integrada pelo PCP e pelo Partido Ecologista ‘Os Verdes’ no executivo municipal de Coimbra tem visitado os bairros municipais, que ele conhece “muito bem” e onde se desloca de modo “muito regular” e tem “obra feita”.

Enquanto vereador da CDU, Francisco Queirós conseguiu fazer com que a Câmara aprovasse uma decisão no sentido de “assumir a reabilitação” daqueles bairros e “é isso que está a acontecer”, disse o candidato, que falava à agência Lusa, hoje, ao final da manhã, numa ação da sua campanha eleitoral.

PUBLICIDADE

“Neste exato momento está para começar uma empreitada”, cuja consignação “estará para muito breve”, orçada em “cerca de 2,8 milhões de euros, para a reabilitação do Bairro de Celas”, sublinhou.

“Entretanto, há um conjunto de outros programas”, designadamente no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020, aos quais a autarquia está a recorrer para investir nesses bairros a nível da eficiência energética, exemplificou Francisco Queirós, salientando que esses programas de apoio “só surgiram agora, no Governo anterior não existiam”.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de um investimento de “alguns milhões de euros”, que “permitirá recuperar fachadas, coberturas e inclusivamente instalar painéis de energia solar” em bairros municipais, adiantou o candidato e vereador da CDU, sustentando que, ao agir assim, a Câmara, além de “dar mais qualidade de vida aos seus inquilinos, está a preservar o seu próprio património”.

“Houve um programa, em tempos, que era o Prohabita [visando a resolução de situações de carência habitacional] e que destinava largos milhões de euros à requalificação” deste tipo de bairros, mas, “ficou a meio”, lamentou.

“Curiosamente ou não, foi a ministra Assunção Cristas que cortou esse programa Prohabita e que lesou Coimbra em mais de seis milhões de euros”, destinados à “reabilitação de habitações de 550 famílias”, salientou.

A habitação municipal em Coimbra aloja cerca de um milhar de famílias.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (‘Somos Coimbra’) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE