Coimbra

Fotógrafo de Coimbra vence prémio europeu

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-03-2022

José Fino, de 59 anos, venceu o Prémio Fotógrafo Europeu, na categoria de Arquitetura / Interiores , atribuído pela FEP – Federation of European Professional Photographers. Ao Notícias de Coimbra disse estar “orgulhoso” da distinção que, acredita, que poderá “dar um impulso grande”. 

PUBLICIDADE

Nascido no Avelar, Ansião, vive em Coimbra há mais de 40 anos. Foi há cerca de uma década que se rendeu à fotografia. “Sempre tive o bichinho, pelo menos desde os anos 80. Mas em 2012-2013 vi que a CEARTE tinha uns cursos de fotografia e comecei a frequentar,  a desenvolver a técnica”, explicou ao NDC. 

Esta não é a primeira vez que José Fino vê o seu trabalho reconhecido. Já no final do ano passado, arrecadou a medalha de prata no concurso WPE – International Photographers Awards. “Foi a nível mundial, com cerca de 9000 fotógrafos profissionais e dezenas de milhares de fotografias a concurso”, recorda José Fino.

PUBLICIDADE

“Este reconhecimento é muitíssimo bom. Não é nada fácil e acredito que me pode dar um impulso grande”, diz ao NDC, garantindo que aquilo que quer continuar a fazer é fotografar, depois de, no passado ter trabalhado na área têxtil. O que queria mesmo era registar a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal mas, apesar de já ter feito pedidos, ainda não foi autorizado. “Sei que têm coisas lindíssimas que gostava de fotografar e queria ter concorrido já com essas fotografias, mas não me levaram a sério”, lamenta.

Neste momento, José Fino está a trabalhar numa coleção de fotografias do Hotel Quinta das Lágrimas, algumas das quais já integram a lista das 12 imagens que lhe valeram o prémio europeu. 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Veja aqui algumas das fotografias de José Fino:

Mais informações em: José Fino | FEP : Federation of European Photographers

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE