Exposições

Fotografia de ciência de Pedro Medeiros para ver grátis no Exploratório de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-10-2022

The Pencil of Nature é a exposição de fotografia de Pedro Medeiros que o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra apresenta na sua Science Photo Gallery. Com entrada livre, a exposição estará patente ao público até final de novembro de 2022.

PUBLICIDADE

O Exploratório apresenta na sua Science Photo Gallery a exposição The Pencil of Nature, 18 imagens em grande formato da autoria do fotógrafo de Coimbra Pedro Medeiros.

The Pencil of Nature é, de acordo com o autor, “uma representação fotográfica das formas originais da natureza”, convocando quem as vê “para uma reflexão sobre a sexualidade, a vida, a morte, a mutação e a manipulação, sobre a consciência do que é efémero e do que é perene”.

PUBLICIDADE

Nesta nova exposição da Science Photo Gallery do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, surge retratada a natureza que se apresenta ao artista nas suas caminhadas e deambulações. Natureza interpretada e apropriada pelo olhar do artista, que assim a partilha com outros olhares. Porque, afirma Pedro Medeiros, “a natureza é um todo (em movimento contínuo)”, assim “saibamos fazer parte da sua escrita”.

“A natureza é o maior dos livros, o reino de todas as possibilidades, a liberdade inteira. É uma permanente fonte de conhecimento e inspiração para cientistas, fotógrafos, artistas, historiadores. Nela não há dogma ou pudor, convenção ou limite”, diz Pedro Medeiros. Exatamente o que o artista mostra nesta sua exposição.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas esta exposição, assume o fotógrafo, “é também uma homenagem ao cientista, pioneiro da fotografia, William Henry Fox-Talbot [1800-1877] e à sua obra The Pencil of Nature”, publicada entre 1844 e 1846.

A entrada é livre e a exposição está aberta ao público no horário de funcionamento do Exploratório, das10h00 às 13hh00 e das 14h00 às18h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE