Região

“Foram 3 milhões por água abaixo”: Oliveira do Hospital espera que Governo suporte prejuízos das intempéries

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-02-2023

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje esperar que o Governo possa vir a suportar os prejuízos causados pelas intempéries dos últimos dois meses, que no concelho rondaram os três milhões de euros.

PUBLICIDADE

“Face à dimensão dos prejuízos agora reportados, é legítima expectativa do Município de Oliveira do Hospital que o Governo possa suportar estes prejuízos, apoiando financeiramente os municípios afetados, pois os orçamentos municipais não conseguirão aguentar todos os encargos decorrentes destas intempéries, alegou José Francisco Rolo.

As intempéries de dezembro de 2022 e janeiro deste ano “fustigaram o concelho” e “causaram estragos num montante elevado, que ronda os três milhões de euros”.

PUBLICIDADE

Na nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, o autarca deste município do distrito de Coimbra dá conta que o valor apurado dos danos e prejuízos foi reportado ao Governo, mais concretamente ao Ministério da Coesão Territorial, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

“Os prejuízos foram verificados maioritariamente na rede viária do concelho, com diversas derrocadas e desprendimento de terras, mas também nas nossas praias fluviais, obrigando a trabalhos de limpeza e consolidação de danos, uma despesa acrescida que agora comunicámos à tutela, acompanhado do respetivo pedido de apoio”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o levantamento efetuado pela Proteção Civil do Município de Oliveira do Hospital, os prejuízos registaram-se fundamentalmente em danos ocorridos nas estradas municipais, taludes e caminhos públicos.

Também as praias fluviais no Vale do Alva foram “seriamente afetadas pela força da água do rio Alva, na sequência das intempéries verificadas nestes dois últimos meses”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE