Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Foral de Pombalinho entregue ao Município de Soure pelo Tribunal da Relação de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-09-2021

O dia forte das Festas de São Mateus em Soure, assinalou-se, esta terça-feira, com a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal e a entrega do histórico Foral de Pombalinho a este Município pelo Tribunal da Relação de Coimbra. A duas entidades assinaram um protocolo de cedência de bem documental em arquivo.

PUBLICIDADE

Refira-se que o documento datado de 1789 foi encontrado nos arquivos do Tribunal da Relação de Coimbra e agora, através deste acordo passa para o Arquivo Histórico do município de Soure.

O Foral da Vila de Pombalinho apresenta uma descrição detalhada sobre as terras do morgadio de Pombalinho, no atual território deste município, assim como, as obrigações e os deveres sobre os quais os habitantes e o Morgado passaram a reger-se perante a Rainha D. Maria I de Portugal.

A cerimónia contou, ainda, com dois momentos: a atribuição dos prémios aos melhores alunos do ensino secundário e a atribuição de Medalha de Mérito Municipal e Louvores.

O Centro de Vacinação Covid-19 de Soure, representando todos os trabalhadores envolvidos na área da Saúde do concelho recebeu a Medalha de Honra – Grau Bronze. O autarca Mário Jorge Nunes referiu “o orgulho no trabalho feito pelos profissionais de saúde do concelho” sustentando que o Centro de Vacinação Covid-19 de Soure “foi o primeiro a vacinar acamados”.

Mário Jorge Nunes mostrou-se agradado com a notícia que “o Centro de Vacinação de Soure não vai ser desmantelado no dia 26 de setembro, vai continuar o seu trabalho e administrar as vacinas contra a gripe sazonal”.

PUBLICIDADE

Já ao corpo ativo dos Bombeiros Voluntários do concelho foi-lhe atribuída a Medalha de Honra – Grau Bronze pela participação nas ações desenvolvidas, nomeadamente através do serviço de transporte de doentes e outras ações efetuadas ao longo do período pandémico. Mário Jorge Nunes realçou também os outras “processos de contingência nomeadamente o Leslie, as cheias, entre outros” que os soldados da paz realizaram.

A autarquia atribuiu ainda votos de louvor a todos os profissionais da área da educação, das IPSS do concelho e aos trabalhadores da Câmara e das juntas de freguesia.

Neste Dia do Município, a Câmara Municipal procedeu à entrega de prémios aos melhores alunos do ensino secundário: Inês Góis, Andreia Noro e Pedro Mendes.

O presidente da CIM – Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, destacou, no seu discurso, que “o concelho de Soure protagonizou, nos últimos anos, uma trajetória de consolidação e afirmação, de execução de novos investimentos, de equilíbrio orçamental”.
“Soure é hoje um município dinâmico e com qualidade de vida” acrescentou José Carlos Alexandrino.
Este último dia das comemorações, também, foi o “Dia da Família Sourense”, onde decorreu o tradicional Pic-Nic acompanhado de animação musical, junto à Capela de São Mateus.

Em pleno processo de alívio das medidas da pandemia, foi possível realizar não só as Festas de São Mateus, mas também a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, bem como as tradicionais feiras generalista, da madeira, das nozes e das cebolas.

O mês de setembro, em Soure, é sinónimo das tradicionais Festas de São Mateus, organizadas pela Câmara Municipal de Soure. Os festejos terminaram hoje com o Feriado Municipal deste concelho do distrito de Coimbra. As festividades receberam a visita de mais de 50.000 pessoas.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com