O Sexo e a Cidade
FOMOS PROCURAR CASAS PARA A PRESIDENTE DE COIMBRA SATISFAZER O DESEJO DE VIVER NA BAIXA
O Sexo e a Cidade fez uma ronda pela Baixa da cidade de Coimbra e encontrou alguns espaços onde a nova presidente da câmara Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão pode vir a residir nos próximos meses.
Uma das vontades demonstrada pela nova autarca conimbricense, logo depois de ter ganho as eleições no dia 12 de outubro, foi encontrar um local na Baixa da cidade para morar. Trata-de de uma promessa feita no verão em plena campanha eleitoral e que a nova residente da Praça 8 de Maio quer cumprir.
PUBLICIDADE
As soluções mais rápidas poderiam muito bem ser os edifícios municipais como, por exemplo, a Casa Aninhas, os prédios da Rua Ferreira Borges (antigos edifícios, do Crédito Predial Português e Caixa Geral de Depósitos e Sotto Mayoer), na Praça do Comércio (antigas galerias Coimbra) ou, porque não, fazer residência artística na Casa da Escrita, Salão Brazil ou Convento São Francisco (apesar deste espaço ser na margem esquerda), locais de charme para receber o seu marido António Trigueiros de Aragão, o aristocrata que comanda a fábrica da aNcestral farinha Branca de Neve.
Se quiser poupar algum dinheiro, pode ainda aproveitar dois edifícios que são património municipal na Baixa e estão, neste momento, fechados sem qualquer tipo de utilização. Falamos dos prédios situados nos números 5 e 7 da Rua do Arco do Ivo e no número 1 do Bêco das Canivetas.
Mas,se quiser qoptar pela requalifiacação e atém ganhar umdinheiro extra, há mais opções. A viagem começa no número 222 da Avenida Fernão de Magalhães. Trata-se de um edifício que já teve alguns moradores, mas que está “ao abandono” há alguns anos. Da rua é possível ver papéis de arrendamento.
No número 51 do Terreiro da Erva, a nova inquilina da 8 de Maio encontra um edifício de dois pisos de frente para o conhecido restaurante “Cantinho dos Reis” e para o parque de estacionamento em que esta praça se transformou depois de obras de requalificação.
O novo edifício ponte construído no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego na Avenida Dom Sesnando Davides (ex-Avenida Central) é outra das opções.
Em frente aos Paços do Concelho (número 35 da Praça 8 de Maio), está um imóvel com vários pisos sem qualquer tipo de atividade. A proximidade com o município não seria o mais desejável, caso quisesse descansar um pouco, mas aqui fica uma opção para, quem sabe, um futuro edifício municipal.
Os pisos superiores do número 42 da Rua da Moeda fazem parte da lista assinalada pelo Sexo e a Cidade, a que se junta também o edifício que durante muitos anos acolheu os antigos Armazéns Amizade (Largo das Olarias e Rua da Moeda).
Nas imediações do Salão Brazil, existem espaços habitacionais no número 76 da Rua do Corvo. A vista dá para o Largo da Fornalhinha, local onde está para venda o edifício das atuais instalações da Ricarlina.
Em final de obras está o edifício com entrada no número 76 da Rua das Padeiras. Trata-se do espaço que acolheu, no piso térreo, um talho antes de sofrer estas obras de requalificação.
Se preferir ter como “vizinha” as cartolas instaladas pelo anterior autarca, pode sempre optar pelos pisos superiores do número 69 da Rua Adelino Veiga. Em frente, e se precisar, sempre pode ir fazer umas compras a uma das lojas dos “Tecidos de Coimbra”.
Se quiser homenagear o antigo presidente da câmara (socialista) Mendes Silva, podia sempre escolher o número 24 da Rua dos Esteireiros. Mais à frente nesta rua (número 60), foi requalificado um edifício que, ao que tudo indica, ainda não tem moradores.
As últimas opções ficam na rua Ferreira Borges e Visconde da Luz. No número 74 da Ferreira Borges, local onde viveu Eugénio de Castro, os pisos superiores estarão disponíveis para acolher a autarca.
Mas se preferir enriquecer mais o seu património , as propostas passam pelo número 9 da Ferreira Borges (em cima do Restaurante Central) e pelo número 52 da Rua Visconde da Luz (já esteve várias vezes à venda e, neste momento, precisa de obras de requalificação nos pisos abaixo do telhado).
Clique nas imagens dos prédios da Baixa de Coimbra
















O SEXO E A CIDADE sugere que Ana Abrunhosa contrate os serviços de angariação de imóveis a José Manuel Silva, vendedor do famigerado Plano Marshall.
Até porque, estando a nova autarca ocupada a arrumar a casa de socialistas, laranjas e “silvas”, este será fundamental para escolher “o melhor do melhor” para a sua sucessora.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.