Coimbra

Folclore e gastronomia vão animar Baixa de Coimbra (com vídeos)

Zilda Monteiro | 2 anos atrás em 13-10-2022

O FOLKoimbra regressa, de sexta-feira a domingo, à Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra. Promovido pela União das Freguesias (UF) de Coimbra e Fundação Inatel, vai trazer o folclore e a gastronomia ao “coração” da cidade.

PUBLICIDADE

Lançado em 2019, o evento promete regressar com toda a força, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia. Aposta na promoção do trabalho dos grupos e coletividades da região de Coimbra, que vão presentear o público com a sua música e dança mas também com os pratos e petiscos da gastronomia tradicional.

A mostra vai contar com a participação de seis grupos e outras tantas tasquinhas, anunciou o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, durante a apresentação, que decorreu esta quinta-feira, na Praça do Comércio, onde se encontram já instaladas as primeiras barraquinhas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Será uma “montra” do que se faz nesta área na região, uma vez que, como afirmou o presidente, participam apenas grupos e coletividades da região, que irão divulgar a cultura e a gastronomia locais.

PUBLICIDADE

“Vamos ter muita animação, música, dança, o folclore típico português da nossa região, a gastronomia e também gaiteiros para ajudar a animar a Praça do Comércio e para trazer mais pessoas à Baixa”, realça, convidando as famílias a desfrutarem desta diversidade e a ajudarem também “a combater aquela ideia de que a Baixa é só violência”.

O diretor do Inatel em Coimbra, Bruno Paixão, destaca, por sua vez, o valor e singularidade desta realização, “uma oportunidade soberana para um diálogo cultural entre as pessoas e as tradições de Coimbra”. Espera que o FOLKoimbra contribua para “reavivar tradições” e deixa um convite aos habitantes da região para que aproveitem estes três dias para “vivenciar e apreciar a música, os trajes tradicionais e a cultura folk, sem esquecer a gastronomia e um conjunto de pequenos momentos” que vão animar o fim de semana.

O FOLKoimbra começa na sexta-feira (14 de outubro), às 18h00. Neste primeiro dia atuam o Grupo de Gaiteiros Rainha Santa, Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal e Rancho da Ponte do Areal.

No sábado as tasquinhas abrem às 12h00. Nesse dia, vão atuar o Rancho Folclórico de Ceira (18h00), Grupo Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha (20h45) e Grupo Folclórico de Coimbra (21h30).

No domingo as tasquinhas reabrem novamente às 12h00. Durante a tarde, às 17h00, atua o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra.

O evento encerra sempre às 23h00.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE