Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Folclore e gastronomia vão animar Baixa de Coimbra (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 13-10-2022

O FOLKoimbra regressa, de sexta-feira a domingo, à Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra. Promovido pela União das Freguesias (UF) de Coimbra e Fundação Inatel, vai trazer o folclore e a gastronomia ao “coração” da cidade.

PUBLICIDADE

Lançado em 2019, o evento promete regressar com toda a força, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia. Aposta na promoção do trabalho dos grupos e coletividades da região de Coimbra, que vão presentear o público com a sua música e dança mas também com os pratos e petiscos da gastronomia tradicional.

A mostra vai contar com a participação de seis grupos e outras tantas tasquinhas, anunciou o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, durante a apresentação, que decorreu esta quinta-feira, na Praça do Comércio, onde se encontram já instaladas as primeiras barraquinhas.

PUBLICIDADE

publicidade

Será uma “montra” do que se faz nesta área na região, uma vez que, como afirmou o presidente, participam apenas grupos e coletividades da região, que irão divulgar a cultura e a gastronomia locais.

“Vamos ter muita animação, música, dança, o folclore típico português da nossa região, a gastronomia e também gaiteiros para ajudar a animar a Praça do Comércio e para trazer mais pessoas à Baixa”, realça, convidando as famílias a desfrutarem desta diversidade e a ajudarem também “a combater aquela ideia de que a Baixa é só violência”.

PUBLICIDADE

O diretor do Inatel em Coimbra, Bruno Paixão, destaca, por sua vez, o valor e singularidade desta realização, “uma oportunidade soberana para um diálogo cultural entre as pessoas e as tradições de Coimbra”. Espera que o FOLKoimbra contribua para “reavivar tradições” e deixa um convite aos habitantes da região para que aproveitem estes três dias para “vivenciar e apreciar a música, os trajes tradicionais e a cultura folk, sem esquecer a gastronomia e um conjunto de pequenos momentos” que vão animar o fim de semana.

O FOLKoimbra começa na sexta-feira (14 de outubro), às 18h00. Neste primeiro dia atuam o Grupo de Gaiteiros Rainha Santa, Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal e Rancho da Ponte do Areal.

No sábado as tasquinhas abrem às 12h00. Nesse dia, vão atuar o Rancho Folclórico de Ceira (18h00), Grupo Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha (20h45) e Grupo Folclórico de Coimbra (21h30).

No domingo as tasquinhas reabrem novamente às 12h00. Durante a tarde, às 17h00, atua o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra.

O evento encerra sempre às 23h00.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com