Na noite em que Coimbra se preparava para ouvir soar as guitarras da Serenata Monumental, o Notícias de Coimbra encontrou duas caloiras que, vindas de extremos opostos do país, vivem os primeiros dias da sua aventura académica na cidade dos estudantes.
Lara, natural do Algarve, e Carolina, de Bragança, chegaram há poucas semanas e já sentem Coimbra como casa.
“Tem sido incrível. O espírito académico é mesmo muito bom. Os doutores mais velhos estão sempre atrás de nós, nunca nos deixam sozinhos. Nós viemos das pontas do país e parece que estamos em casa”, contou Lara, entusiasmada.
PUBLICIDADE
As duas conheceram-se nos primeiros dias de aulas, ambas um pouco perdidas, e depressa se tornaram inseparáveis. “Foi amor à primeira vista”, confessam entre risos. Carolina reforça: “Nós conhecemo-nos logo no início, falámos uma com a outra e ficámos amigas. Já parece que nos conhecemos há muito tempo.”
Na sua primeira Festa das Latas, as jovens estudantes de Medicina não escondem a ansiedade pela Serenata. “É super especial, é super académico, tal como tudo aqui em Coimbra. Estou muito ansiosa, é a minha primeira vez. Dizem que é mesmo mágico”, afirmou Carolina, pouco antes da meia-noite.
Apesar de já terem assistido a serenatas noutros locais, acreditam que Coimbra tem um espírito único. “No Porto é muito mais confusão. Aqui já me disseram que não podemos fazer barulho, há muito respeito pelo fado e pelo momento. Acho que isso torna tudo diferente”, explicou Lara.
Para além da festa, as caloiras têm bem definidas as metas académicas. “Esperemos passar a tudo à primeira e fazer o curso em seis anos. Mais do que isso, queremos levar amizades para a vida, porque é isso que fica”, referem, com a certeza de que estão a concretizar um sonho de infância: estudar Medicina.
Identificadas pelas t-shirts amarelas da praxe de Medicina, que exibem com orgulho, Carolina e Lara já se preparam para viver intensamente a semana da Latada. “Vamos todos os dias à festa e claro, também ao cortejo”, garantem.
Entre a tradição e a novidade, a sua primeira Serenata Monumental em Coimbra promete marcar para sempre o início de uma jornada académica feita de estudo, amizade e memórias que ficam para a vida.
PUBLICIDADE