Lousã: 3 frentes de fogo obrigam a evacuar povoações

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-10-2017

O fogo florestal que eclodiu hoje no concelho da Lousã lavra em três frentes e está a obrigar à evacuação de várias localidades, disse à agência Lusa uma fonte da GNR de Coimbra.

PUBLICIDADE

As povoações que estavam a ser evacuadas, às 13:00, são Serpins, Alcaide, Póvoa e Boque, na freguesia de Serpins e em território da União de Freguesia de Lousã e Vilarinho, adiantou um oficial do Comando Territorial de Coimbra da GNR.

Segundo a mesma fonte, a circulação está “interdita em várias estradas” da zona.

PUBLICIDADE

Este incêndio começou às 08:41, próximo de Vilarinho, e está a ser combatido por 362 operacionais, apoiados por 95 viaturas e três meios aéreos, de acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 13:27.

Patrícia Gaspar, adjunta do comando nacional da ANPC, informou que o incêndio que lavra no concelho da Lousã “está intenso e muito ativo”, tendo já sido retiradas pessoas das casas em Boque, Piares e Serpins, mas ainda não se registam evacuações em aldeias, que têm meios de socorro para proteger as populações.

PUBLICIDADE

publicidade

 Mais de mil operacionais combatem hoje incêndios de grande dimensão no país, sendo os fogos nos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra os que suscitam mais preocupação, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Patrícia Gaspar disse à agência Lusa que os incêndios que mobilizam o maior número de meios são os que lavram nos concelhos de Monção (Viana do Castelo), Seia (Guarda) e Lousã (Coimbra).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE