Portugal
Fogo em Vila Real com duas frentes preocupa Pardelhas e Ermelo

Imagem: Lia Ferreira / Facebook
O incêndio que começou no sábado em Vila Real lavra hoje em duas frentes que causam preocupações, estando as atenções centradas em Pardelhas e Ermelo, já no concelho de Mondim de Basto, disse a segunda comandante sub-regional do Ave.
“Temos alguma preocupação com as aldeias de Pardelhas e Ermelo. Estamos a monitorizar, houve necessidade de evacuação de umas casas isoladas por precaução. Está prevista a atuação de meios aéreos nessa frente”, afirmou Celina Oliveira à agência Lusa.
PUBLICIDADE
Pelas 08:30, os residentes ainda não tinham regressado a casa, estando também tudo preparado para que, se houver necessidade de retirar mais pessoas de habitações na zona de Pardelhas, estas possam ser concentradas no centro desta aldeia do concelho de Mondim de Basto.
O fogo que se alastrou a Mondim de Basto já passou a Estrada Nacional 304 (EN304) em algumas zonas, progredindo já em zona do Parque Natural do Alvão.
De acordo com a responsável, também considerado um ponto crítico é a frente, no lado de Vila Real, entre Pena e Sirarelhos.
Nesta zona está a ser feito, explicou, trabalho com ferramentas sapadoras e também ali está prevista a “entrada de meios aéreos”.
Segundo Celina Oliveira, estão no combate a este incêndio 332 operacionais, apoiados por 11 viaturas e ainda máquinas de rasto que já estiveram a trabalhar na zona de Currais e São Miguel da Pena e ainda em Mondim de Basto.
Desde domingo ao final da tarde que houve um aumento significativo de meios neste incêndio, prevendo-se ainda um reforço de operacionais.
O alerta para este fogo foi dado às 23:45 de sábado em Sirarelhos, tendo progredido para zonas de aldeias como Gontães ou Vila Cova, onde se aproximou das casas e os residentes foram aconselhados a sair para o centro da localidade.
O vento forte e a vegetação densa foram as principais dificuldades enfrentadas pelos operacionais no combate a este incêndio.
PUBLICIDADE