Um incêndio que deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, em Póvoa de São Cosme, no concelho de Oliveira do Hospital.
O fogo teve início por volta das 13:25, numa zona de mato, e propagou-se rapidamente a várias localidades da região, nomeadamente Seixo da Beira, Seixas e Vila Franca da Beira, forçando a evacuação preventiva de duas quintas habitadas por cidadãos estrangeiros.
Os desalojados foram instalados numa zona de abrigo em Seixo da Beira, informou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Rolo.
PUBLICIDADE
Neste momento, a zona de Seixas é a principal preocupação das autoridades, devido à intensidade das chamas e à sua proximidade a uma fábrica de pólvora, localizada nas imediações.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estão mobilizados no terreno 452 operacionais, 131 viaturas e sete meios aéreos, que operaram até ao anoitecer.
O incêndio, que já passou por várias zonas do concelho, chegou a ameaçar habitações e estruturas agrícolas. Uma das moradoras de Póvoa de São Cosme relatou ter sido obrigada a refugiar-se numa charca com os seus animais para escapar às chamas, conseguindo salvar-se graças à presença de água no local.
Ainda não há registo de vítimas humanas, mas foram reportados danos em estruturas de madeira, arrumos e terrenos agrícolas, principalmente em zonas com árvores de fruto.
As autoridades continuam a acompanhar a situação de perto, temendo que a noite traga condições mais difíceis para o combate ao incêndio, nomeadamente pela limitação dos meios aéreos e possíveis reacendimentos.
Veja o direto do Notícias de Coimbra:
PUBLICIDADE