Saúde

FisicaMente Sénior: Projeto inovador que intervém na área da demência

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 20-11-2023

FisicaMente Sénior é um projeto inovador que visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, cuidadores e familiares e comunidade em geral. Valorizando a visão holística no processo de envelhecimento. Permitindo às atuais populações mais velhas e às vindouras envelhecer de forma ativa, com conforto e dignidade.

PUBLICIDADE

É um projeto de prestação de serviços e conteúdo digital na área do envelhecimento e atua através de cuidados gerontológicos personalizados e com maior facilidade de acesso à comunidade, sustentabilidade, equidade e proximidade.

Diferenciado e especializado nas necessidades biopsicossociais de cada pessoa. Promove um serviço de saúde de qualidade, tendo como base uma abordagem inovadora, multidisciplinar e personalizada. Especialista na intervenção não farmacológica e aconselhamento profissional nas alterações cognitivas e funcionais associadas ou não, a, doenças neurodegenerativas, como é o exemplo das Demências, nomeadamente a Doença de Alzheimer. Assim como outros quadros clínicos patológicos com alterações cognitivas e funcionais associadas (como Parkinson, Pós-AVC, Depressão, etc.).

PUBLICIDADE

Este projeto visa potencializar as capacidades funcionais da pessoa sénior promovendo o seu bem-estar geral, ao longo do constante processo de adaptação ao envelhecimento e/ou à doença, disfuncionalidade ou outras situações adversas.

Em termos práticos é coordenado por Ana Rita Trindade (Gerontóloga especialista em Educação para a Saúde) e Carolina Anjos, (Gerontóloga especialista em Exercício e Saúde em Populações Especiais),  dispondo de serviços como: Consulta Gerontológica, Sessões de Treino Cognitivo e Funcional (individual/grupo), Ginástica Funcional (individual/grupo), Orientação e Aconselhamento familiar/Cuidador e Consultoria (Formação, workshops e apoio na Gestão institucional e/ou de projetos). O projeto destina-se principalmente para séniores, +55 anos e para cuidadores. Assim, como também para profissionais e entidades. A sua intervenção realiza-se ao domicílio em Coimbra, Figueira da Foz e Portalegre. Também atua em espaço físico em Coimbra na ORClinic (Oral rehabilitation clinic) localizada na zona do Vale das Flores.

PUBLICIDADE

publicidade

De referir que Portugal é o quarto  país mais envelhecido do mundo e à medida que a população envelhece, é crucial explorar abordagens de cuidados de saúde e sociais diferenciadas, personalizadas e humanizadas que melhorem a qualidade de vida das pessoas seniores, das famílias e das comunidades, lê-se numa nota enviada ao Notícias de Coimbra.

De acordo com o relatório Alzheimer Europe, o número de pessoas com demências em Portugal em 2050 será mais do dobro do que atualmente, ultrapassando a tendência europeia. Portugal tem uma taxa de prevalência de demência de cerca de 6% em pessoas com mais de 65 anos. O que significa que um número significativo de pessoas idosas portuguesas já vive com demência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE