Portugal

Fique em casa! Poeiras de África atingem Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 09-08-2023

As poeiras vindas do Norte de África atravessam, esta quarta-feira, 9 de agosto, Portugal Continental, e vão afetar a qualidade do ar. A DGS  recomenda que os grupos de cidadãos mais vulneráveis permaneçam em casa, como é o caso das crianças, doentes crónicos e idosos.

PUBLICIDADE

Segundo o Jornal de Notícias (JN), as regiões do Norte, Centro, Baixo Alentejo e Algarve são as mais afetadas. O comunicado emitido pela DGS dá conta de que se ” prevê a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente” uma vez que se deve registar “um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”. 

Alerta ainda que “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana”, nomeadamente da população mais sensível, crianças e idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma ou doentes do foro cardiovascular. 

PUBLICIDADE

Assim, é recomendado a estes grupos de cidadãos que permaneçam no interior dos edifícios e, se possível, com as janelas fechadas. 

Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e em caso de agravamento dos sintomas devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

A DGS refere ainda que a população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição de risco, como fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE