Primeira Página

Fique a par dos (melhores) carnavais da região

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 05-02-2025

O Carnaval no Centro de Portugal é uma das festividades mais aguardadas do ano, atraindo milhares de foliões às ruas para celebrar com cor, música e alegria.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Do litoral ao interior, cidades, vilas e aldeias organizam eventos repletos de animação, combinando desfiles, bailes de máscaras, sátira social e política, além de uma forte influência do samba brasileiro, lê-se no site da Turismo Centro de Portugal

PUBLICIDADE

Entre os destinos de destaque está Coimbra, onde o Carnaval segue um estilo brasileiro com o “Bloco do Beco”, que promete muita música e animação na Praça do Comércio.

Nos dias 1 e 2 de março, a Praça do Comércio será palco de muita música, cultura e diversão. O evento contará com apresentações incríveis, atividades para crianças, desfile itinerante e a energia contagiante do Bloco La Repúbli-k de l’Avern, direto de Barcelona, lê-se numa publicacação nas redes socias.

Antes da grande festa, há ensaios do Bloco do Beco nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro.

Na Figueira da Foz, a emblemática Avenida do Brasil receberá o movimento, a cor e ousadia das escolas de Samba, grupos, coletividades, juntas de freguesia e foliões espontâneos, que garantem a animação do Grande Desfile de Carnaval, com o Grande Corso Carnavalesco.

“Na rainha das praias de Portugal, reina a folia de Colombina e Pierrot com a sua magia” de fevereiro a 4 de março.  

Na Mealhada, o famoso Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada está de regresso de 22 de fevereiro a 04 de março, transformando a cidade na “capital” do Carnaval em Portugal, com cinco grandes desfiles e centenas de participantes.

O evento contará com a presença de Luana Piovani como rainha do Carnaval, acompanhada por dois reis, jovens do concelho da Mealhada, autores da comédia “A Ratoeira Portuguesa”.  

Desfiles repletos de cor, música e dança que as escolas de samba e os grupos convidados trarão às ruas da Mealhada.

No interior, a tradição mantém-se viva. Em Coja, de 1 a 5 de março, a sátira política e a criatividade popular enchem as ruas de alegria durante quatro dias.

Já nas Aldeias do Xisto de Góis, realiza-se, no dia 2 de março,  a emblemática Corrida do Entrudo, onde os participantes, vestidos com roupas velhas e máscaras de cortiça, percorrem várias aldeias, culminando com a Queima do Entrudo e um momento de diversão comunitária.

A cidade de Estarreja acolhe, de 22 de fevereiro a 4 de março de 2025, um dos carnavais mais vibrantes do país, com quatro escolas de samba, dezenas de carros alegóricos e mais de 1300 figurantes.

O evento divide-se entre o Parque do Antuã, onde ocorrem os desfiles, e a Praça Francisco Barbosa, espaço dedicado à animação contínua.

Outro grande destaque é o Carnaval de Ovar, conhecido como a “aldeia do Carnaval”, onde 24 grupos carnavalescos preparam desfiles repletos de cor e ritmo.

O evento culmina nos Grandes Corsos Carnavalescos, realizados no domingo e terça-feira de Carnaval.

Em Torres Vedras, a tradição carnavalesca mantém-se fiel ao seu espírito satírico. Com o tema “50 anos, 25 de abril”, o Carnaval de 2025 celebra meio século da Revolução dos Cravos, contando com matrafonas, cabeçudos e carros alegóricos que prometem momentos de humor irreverente.

Por fim, um dos eventos mais peculiares é a Dança dos Cús, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal. Esta tradição centenária reúne milhares de visitantes que, ao som da Filarmónica, dançam de costas voltadas, tocando-se com os traseiros ao ritmo da música, num ambiente de pura diversão.

Seja no litoral ou no interior, o Carnaval no Centro de Portugal é sinónimo de folia, cultura e tradição, proporcionando momentos inesquecíveis para locais e visitantes. Afinal, como diz o ditado: “É Carnaval, ninguém leva a mal!”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE