Vamos

Fique a conhecer melhor as “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra” numa visita grátis!

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-07-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística quatro diferentes temas que serão abordados nas sete visitas guiadas programadas para o mês de julho.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de julho, pelas 15:00, acontece a visita guiada “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”.

A Canção de Coimbra está intimamente ligada à cidade e à sua universidade, desde o século XVI. É factual e conhecido este género de tradição dos estudantes nas ruas de Coimbra, onde o erudito e o popular conviviam e se misturavam com frequência.

PUBLICIDADE

publicidade

É na segunda metade de século XIX que o fado académico e as serenatas estudantis começam a ganhar contornos muito próprios, dando origem ao denominado Fado de Coimbra, acarinhado e divulgado pela comunidade académica, interpretado e criado com um sentimento e uma riqueza inigualável. Com os tempos, este género musical foi sendo remodelado, dando origem ao Canto e à Canção de Coimbra, que a cidade, a sua Universidade e as suas gentes vão orgulhosamente recriando, respeitando a sua essência e a sua génese.

Este itinerário pretende potenciar, divulgar, preservar e dar a conhecer um património material e imaterial de excelência, intimamente ligado à cidade e às suas tradições académicas, percorrendo algumas das ruas onde muitos dos seus mais conceituados autores viveram e onde muitas das Serenatas decorreram, terminando no mais recente núcleo museológico, dedicado à Guitarra e ao Fado.

PUBLICIDADE

O ponto de encontro é na escadaria da Sé Nova.

A participação nesta visita é gratuita, mas requer inscrição via e-mail: roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, através do telefone 239702630 ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura na Rua Pedro Monteiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE