MOBILIDADE

Fim dos semáforos? Poderá estar iminente uma revolução nas estradas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 29-10-2025

Imagem: depositphotos.com

Um estudo realizado ao longo de dois anos em Woolwich, sudeste de Londres, sugere que, no futuro, os semáforos podem deixar de ser necessários, à medida que os veículos autónomos se tornam mais inteligentes e capazes de interagir com a infraestrutura rodoviária.

Durante os testes, dois carros autónomos Nissan Leaf completaram centenas de voltas num percurso equipado com cerca de 270 câmaras, que permitiram prever potenciais perigos, como autocarros parados nas faixas de rodagem. Segundo o engenheiro Thomas Tompkin, do Smart Mobility Living Lab, os resultados indicam que “poderemos começar a ver uma mudança sísmica na forma como as nossas estradas estão dispostas”, embora reconheça que ainda haja “muito trabalho a ser feito antes que isso aconteça”.

O estudo, divulgado pelo Sky News, é o primeiro no Reino Unido a combinar tecnologia de condução autónoma com a infraestrutura rodoviária e sistemas internos dos veículos, criando uma base para futuras cidades com menor dependência de semáforos.

PUBLICIDADE

O governo britânico tem apoiado a investigação em veículos autónomos, investindo sete milhões de libras no projeto ServCity, destinado a colocar o Reino Unido na “vanguarda da inovação”, nas palavras do ministro dos Transportes, Jesse Norman.

Segundo Tompkin, a experiência abre caminho para imaginar ruas e estradas “mais inteligentes”, nas quais os semáforos podem, eventualmente, ser substituídos por sistemas que permitam aos veículos comunicarem entre si e reagirem automaticamente a obstáculos e mudanças no trânsito.

O estudo levanta questões sobre o futuro das infraestruturas urbanas e sobre como as cidades podem evoluir para acomodar uma nova geração de veículos autónomos, tornando o trânsito mais seguro e eficiente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE