O Castelo de Penela revive os tempos áureos da reconquista com a realização da Feira Medieval.
Aproveitando o cenário natural constituído pelo Castelo e Centro Histórico da Vila, Penela está a proporcionar aos que a visitam (onde vimos muitos brasileiros) um conjunto único de recriações históricas e de animações ao vivo alusivas à época medieval.
Esta edição da Feira Medieval assume uma vertente lúdico-pedagógica assente no tema – “O Infante D. Pedro de Avis (1392 -1449)” – que será explorado ao longo de cada um dos dois dias de Feira, num sem número de quadros medievais protagonizados por artesãos ao vivo, comerciantes, tasquinhas e múltiplas representações históricas com saltimbancos, malabaristas, torneios, cortejos de armas, danças e muita música.
PUBLICIDADE
O Auto de Abertura do mercado com exposição de artefactos bélicos, panejamentos e acampamento castrense, os comeres e beberes com sabores de antanho nas tabernas, o Cortejo do Infante D. Pedro na partida para a longa viagem ou os Assalto ao castelo – D.Pedro na Corte de Sigismundo, imperador do sacro império romano-germânico são alguns dos momentos dos festejos deste sábado.
No domingo, o início dos folguedos está marcado para o meio dia com arruada de trovadores, seguido de Bailias e folias nos terreiros do castelo, A Afronta de D. Afonso, Duque de Bragança e O duque de Coimbra toca a rebate para que se reúnam as hostes.
O Rito de Encerramento dos festejos e folguedos deve acontecer pelas 7 da tarde e meia hora depois serão seladas as pipas em homenagem às hostes do ducado de Coimbra.
Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, recordou hoje que esta é a segunda feira medieval mais antiga de Portugal.
A participação das associações locais na realização da feira, sobretudo da comunidade educativa, é enaltecida por Luís Matias.
São dois dias que juntam a história, com a cultura e o convénio, salienta o autarca de Penela.
Veja o vídeo do Direto NDC:
Veja mais fotografias e vídeos no Facebook Notícias de Coimbra. Clique aqui
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.