Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Fim-de-semana à Luz das Estrelas em Fajão

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-06-2022

Entre sexta-feira e domingo (24 a 26 de junho), a aldeia de Fajão, em Pampilhosa da Serra, será o epicentro de um conjunto de experiências que “abrirão as portas do céu”, entre as quais a atuação do maestro Rui Massena. Um céu noturno com caraterísticas de visibilidade ímpares, que une Municípios, Entidades e Projetos, seguros da importância de valorizar, preservar e, sobretudo, admirar, o brilho do firmamento. Brilho esse que, aqui no interior do território das Aldeias do Xisto, é mais claro e mais límpido, com condições de observação reconhecidas e certificadas como Starligth Tourist Destination, pela Fundação Starlight do Instituto de Astrofísica das Canárias.

PUBLICIDADE

Neste fim de semana À Luz das Estrelas será possível viajar pelo céu estrelado, através do contributo de diversas ações de diferentes projetos, com o intuito de despertar a curiosidade e o imaginário, estimular o usufruto turístico e provocar novas relações científicas, estratégicas e emocionais com o céu noturno, a partir deste território.

Pela ação da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, estimula-se o debate sobre os desafios que o “astroturismo” coloca aos agentes do território e discutem-se os caminhos para a consolidação deste produto no Centro de Portugal, conjuntamente com agências de viagens e operadores turísticos convidados.

PUBLICIDADE

publicidade

Através do projeto “Portas do Céu”, os Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis, unem esforços para projetar este ativo que, apesar de aparentemente desconhecido, desperta a curiosidade e capta a atenção de cada vez mais pessoas em todo o mundo.

O projeto culmina agora com uma jornada noturna de celebração das múltiplas relações – técnicas, artísticas, científicas ou emocionais – com o céu, no topo da Serra do Açor, num fim-de-semana ao qual se vão juntar outras Entidades e Projetos.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, está previsto um programa que contempla um conjunto de iniciativas à luz das estrelas, como a apresentação do estado do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, a Inauguração da Exposição Project@X – Viagem à Luz das Estrelas, na sequência de uma parceria entre as Aldeias do Xisto e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e ainda viagens pelo céu noturno, guiadas pelas mãos de astrónomos de referência nacional e internacional.

Com pés na serra, a cabeça nas estrelas e porque a música é a alma de todas as celebrações, aguardam-se também com expetativa as atuações da Associação Filarmómica Barrilense, do grupo Kabeção e ainda do incontornável Maestro Rui Massena, que em Fajão, no dia 24, e em Arganil, no dia seguinte, promete aproximar os espetadores de um mundo infindo e enigmático, mas simultaneamente mágico e fascinante.

O fim-de-semana à Luz das Estrelas reúne Entidades como o Turismo de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Turismo Centro de Portugal, a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Associação Dark Sky, a CIM-RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra,  a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, os Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e outros Municípios parceiros, em torno de uma região naturalmente iluminada por estrelas, galáxias e planetas, permitindo que se contemple o firmamento numa deslumbrante experiência sensorial, científica e poética.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com