Primeira Página

Fim da onda de calor? Temperaturas descem, mas “Erin” pode trazer o caos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 36 minutos atrás em 19-08-2025

Imagem: depositphotos.com

Portugal continental começou esta semana com temperaturas mais amenas, resultado da entrada de uma massa de ar fresco proveniente do Atlântico. O alívio do calor coloca fim a várias semanas consecutivas de temperaturas extremas e noites tropicais.

Apesar da descida das temperaturas, os riscos não desaparecem: o vento moderado a forte, com rajadas intensas, poderá dificultar o combate aos incêndios ainda ativos, alerta o tempo.pt. A previsão para os próximos dias, entre terça-feira, 19 de agosto, e domingo, 24, aponta para um cenário mais fresco e húmido, mas com possibilidade de novo aumento térmico no final do período, dependendo da evolução do furacão Erin no Atlântico.

Hoje será um dos dias mais ventosos da semana, com rajadas fortes no litoral ocidental e nas terras altas. O céu terá abertas, embora nevoeiros matinais possam surgir no litoral e em vales. As temperaturas máximas situar-se-ão entre 30 e 33 ºC no interior centro e sul, enquanto no litoral norte e centro não ultrapassarão os 25 ºC.

PUBLICIDADE

Para quarta-feira, mantém-se a nortada, ainda forte junto à faixa costeira. Nevoeiros matinais dissipam-se durante a tarde, trazendo céu mais limpo. As máximas rondam os 25 ºC no litoral e entre 30 e 33 ºC no interior, com o Algarve a registar temperaturas acima de 34 ºC.

No dia 21 de agosto, observa-se uma ligeira subida térmica, principalmente no interior, com algumas localidades podendo atingir os 35 ºC. O céu ficará pouco nublado, embora nevoeiros matinais ainda possam ocorrer. A humidade relativa tende a baixar, aumentando o risco de incêndios. A partir deste dia, cresce a incerteza quanto à evolução do tempo, com previsões máximas entre 36 e 39 ºC no interior centro e sul, enquanto o litoral se mantém mais fresco.

A semana de 19 a 24 de agosto será marcada pelo contraste entre o início fresco e ventoso e a possibilidade de regresso do calor intenso no final do período. O vento ajudará a aliviar as temperaturas, mas poderá dificultar o combate a incêndios, sendo essencial acompanhar diariamente as atualizações meteorológicas devido à influência potencial do furacão Erin.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE