Extra

Filtro do habitáculo para o carro: o que é, como funciona e quando devo trocar?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-03-2023

O filtro do habitáculo, também conhecido como filtro de ar do habitáculo, é um componente essencial no sistema de ventilação, aquecimento e ar condicionado do seu automóvel, responsável por garantir que o ar que entra no interior do veículo esteja limpo e livre de partículas prejudiciais. Neste artigo, abordaremos o que é o filtro do habitáculo, como ele funciona, quando é necessário substituí-lo e como realizar a troca.

PUBLICIDADE

O que é o filtro do habitáculo

O filtro do habitáculo é uma peça composta por uma malha de fibras que retém as partículas sólidas presentes no ar exterior. Estas partículas podem incluir poeira, pólen, bactérias e até gases nocivos, como os óxidos de azoto e dióxido de enxofre. Ao filtrar estas substâncias, o filtro do habitáculo contribui para a qualidade do ar no interior do veículo e, consequentemente, para o conforto e saúde dos passageiros.

Como funciona

O filtro do habitáculo encontra-se normalmente localizado no sistema de ventilação, próximo à entrada de ar externo, ou atrás do porta-luvas. Quando o ar é sugado pelo sistema de ventilação, aquecimento ou ar condicionado, ele passa primeiro pelo filtro do habitáculo. As fibras do filtro retêm as partículas indesejadas e só permitem a passagem do ar limpo, que é então distribuído pelo habitáculo. O filtro é algo que certamente vai encontrar, ele é visto na imagem do filtro de cabine da autopecas-online.pt, e poderá comprovar que tem um filtro como este, ou parecido, no seu carro.

 

PUBLICIDADE

Quando substituir o filtro

A recomendação geral é substituir o filtro do habitáculo a cada 15.000 a 30.000 km ou, pelo menos, uma vez por ano. No entanto, é importante verificar o manual do proprietário do seu veículo, uma vez que diferentes modelos podem ter recomendações específicas. Além disso, se costuma conduzir em áreas com muita poluição, tráfego intenso ou poeirentas, pode ser necessário trocar o filtro com maior frequência. Ou seja, poderá ter como referênia estes fatores todos, pois depende da condução e do tipo de condução de cada utilizador. 
Pode ainda considerar que se existir mau cheiro no interior do veículo, redução do fluxo de ar através das saídas de ventilação, aumento dos sintomas alérgicos entre os passageiros e cumulação de condensação nos vidros do automóvel, estes também são sinais de que deve substituir o filtro.

Como fazer a substituição

A troca do filtro do habitáculo pode variar de acordo com o modelo do veículo, mas a primeira coisa a fazer é consultar o manual do proprietário para localizar o filtro do habitáculo no seu veículo e verificar se há instruções específicas. Depois, desligue o motor e abra o capô ou o porta-luvas, conforme indicado no manual, remova quaisquer componentes que possam estar a bloquear o acesso ao filtro do habitáculo, localize o compartimento do filtro e abra-o, geralmente deslizando-o ou soltando as travas.

Insira o novo filtro no compartimento, garantindo que este está esteja corretamente posicionado e alinhado com a direção do fluxo de ar, feche o compartimento do filtro e recoloque quaisquer componentes que tenham sido removidos anteriormente. Caso tenha dificuldades pode também consultar um profissional desta área, como um mecânico. 
Confirme se funciona e se está o ar a circular. Lembre-se que o filtro do habitáculo é um componente essencial para manter a qualidade do ar no interior do seu veículo e garantir o conforto e a saúde dos passageiros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE