Vamos

Filmes, leituras e debates no TCSB antecipam próxima estreia d’A Escola da Noite

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-11-2014

A Escola da Noite está a preparar a apresentação do espectáculo “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, do dramaturgo romeno Matéi Visniec.

PUBLICIDADE

A pouco mais de um mês da estreia, inicia no Teatro da Cerca de São Bernardo um programa de iniciativas que visa contextualizar a peça e fomentar a reflexão e o debate em torno dos principais temas que ela suscita.

Três sessões de cinema, uma leitura, teatro filmado, um ensaio aberto seguido de debate e até concursos com perguntas de cultura geral são as propostas da companhia para as próximas semanas.

PUBLICIDADE

A peça remete-nos para o período do regime comunista na Roménia (1947-1989). Sérgio Penegaru (um escritor que se recusa a escrever “poemas patrióticos”) e outros três intelectuais, presos pela polícia política, convivem numa cela da tristemente célebre prisão de Sighet. Divertem-se, para espanto dos seus carcereiros, a representar “A Cantora Careca”, de Eugène Ionesco.

Como grande parte da obra de Visniec – autor inédito em Portugal mas com uma crescente projecção internacional –, “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres” é uma crítica mordaz mas bem-humorada aos regimes totalitários. Sem fugir à realidade concreta da ditadura que dominou a Roménia por mais de 40 anos, o autor utiliza o surrealismo e o absurdo para expor a velha e intemporal máxima sobre a realidade que ultrapassa a ficção.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Visniec dedica este texto a Eugène Ionesco, escritor romeno que é considerado (com Samuel Beckett) um dos fundadores do teatro do absurdo. Personagens de duas das suas peças mais famosas – “A Cantora Careca” e “A Lição” – irrompem mesmo na trama e reforçam o carácter surreal e cómico da obra. Sobre esta opção e a homenagem que quis fazer, Matéi Visniec não podia ser mais claro: “numa Roménia comunista onde o absurdo quotidiano rivalizava com o teatro do absurdo, descobri na verdade a liberdade absoluta e uma ferramenta extremamente eficaz de luta contra a opressão, a burrice e o dogmatismo ideológico”.

Na programação que definiu para antecipar a estreia deste espectáculo, A Escola da Noite valoriza duas linhas essenciais: a documentação do período comunista na Roménia (com a exibição dos filmes “Histórias da idade de ouro”, “Anfiteatros e Prisões” e “Auto-Biografia de Nicolae Ceausescu”) e a extensão da homenagem proposta pelo autor a Ionesco e ao teatro do absurdo, com a leitura de “A Cantora Careca” e a projecção do registo vídeo do espectáculo “As Lições”, que Ricardo Pais dirigiu para o Teatro Nacional de São João em 1998.

O programa conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno e prevê ainda duas sessões de um concurso de cultura geral (a ter lugar no bar do teatro, com uma secção inspirada pela peça) e o debate após um ensaio aberto, organizado em parceria com a Associação de Profissionais de Serviço Social, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro).

À excepção do filme “Autobiografia de Nicolae Ceausescu”, todas as iniciativas têm entrada gratuita. Os detalhes de cada uma destas actividades podem ser consultados no blogue d’A Escola da Noite (http://weblog.aescoladanoite).

TCSB, Coimbra – 20 de Novembro a 10 de Dezembro de 2014
CONCURSO
Quiz
inclui secção inspirada pelo espectáculo
“Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
quinta-feira, 20 de Novembro, 21h30
bar do TCSB > participação gratuita
 
CINEMA
Histórias da Idade de Ouro
de Ioana Uricaru, Hanno Höffer, Razvan Marculescu, Constatin Popescu, Cristian Mungiu
Roménia, 2009, 144′
sexta-feira, 21 de Novembro, 21h30
entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno)
 
LEITURA
A Cantora Careca
de Eugène Ionesco
pelo elenco de “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
terça-feira, 25 de Novembro, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita
 
DOCUMENTÁRIO
Anfiteatros e Prisões
de Nicolae Margineanu
Roménia, 2010, 50′ > falado em inglês, legendas em francês
sexta-feira, 28 de Novembro, 21h30
entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno)
 
TEATRO FILMADO
As Lições
a partir de “A Lição”, de Eugène Ionesco
pelo Teatro Nacional de São João (enc. Ricardo Pais, 1998)
terça-feira, 2 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > entrada gratuita
 
CONCURSO
Quiz
inclui secção inspirada pelo espectáculo
“Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”
quinta-feira, 4 de Dezembro, 21h30
bar do TCSB > bar do TCSB > participação gratuita
 
DOCUMENTÁRIO
Auto-biografia de Nicolae Ceausescu
de Andrei Ujica
Roménia, 2010, 180′
sexta-feira, 5 de Dezembro, 21h30
entrada: 2 Euros
 
ENSAIO ABERTO / DEBATE
Dia Internacional dos Direitos Humanos
quarta-feira, 10 de Dezembro, 18h00
org. Associação dos Profissionais de Serviço Social
entrada gratuita
informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE