Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

Filme sobre o rio Alvoco estreia dia 25 no Cine’Eco em Seia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-10-2013

01-01

PUBLICIDADE

A curta metragem “o rio”, com realização de Tiago Cerveira e Luís Antero,  faz a sua estreia no Cine´Eco, em Seia, no próximo dia 25, pelas 18:00.

“o rio” explora de forma «experimental, os vários “sons e mistérios” do rio Alvoco, dando igualmente destaque a alguns aspectos etnográficos, nomeadamente  às profissões antigas e já extintas ligadas à vida fluvial e inclui relatos e histórias de vida de algumas pessoas deste território.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de em 2012 ter sido editado o primeiro volume do trabalho sonoro “O rio”, onde o  elemento água serviu de mote para a sua realização, eis que surge agora o segundo registo, dedicado, desta feita, aos temas da  memória e identidade dos lugares, nomeadamente das aldeias de Alvoco das Várzeas  (Oliveira do Hospital), Vide  e Barriosa (Seia), no vale do rio Alvoco.

A novidade neste segundo volume é o seu acompanhamento visual, através deste filme “o rio”, com estreia marcada para 25 de outubro no Cine’Eco – Festival Internacional de  Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com realização a cargo de Tiago Cerveira  e Luís Antero, com produção da BKN multimédia.

PUBLICIDADE

Rio de montanha, o Alvoco percorre um vale outrora fértil de quase tudo, desde  os peixes abundantes até aos produtos agrícolas semeados e recolhidos nos campos  situados nas suas margens ricas, dando a água para que os antigos moinhos funcionassem  sem parar. Hoje, o que existe desta realidade antiga e dinâmica é apenas a memória  colectiva que os autores teimamos em não deixar morrer.

Luís Antero é licenciado em Estudos Artísticos. Desenvolve desde 2008 um trabalho de  recolha do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com  base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites  www.luisantero.yolasite.com e www.sonsdealvoco.yolasite.com.

Tiago Cerveira é licenciado em Comunicação Social.  Realizou “Natural Intervenção”, filme que figurou na selecção oficial do festival Caminhos do  Cinema Português; foi presidente da direcção da tvAAC;  é repórter e editor de imagem na CentroTV e realizador e produtor na BKN multimédia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com