Coimbra

Filme promocional do Turismo Centro de Portugal vence Grande Prémio do Festival Art&Tur

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-10-2020

O filme “A Vida é Agora”, do Turismo Centro de Portugal, é o grande vencedor da competição nacional da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu durante quatro dias em Viseu.

PUBLICIDADE

O filme, produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, venceu o Grande Prémio, destinado à melhor produção portuguesa em competição. Além deste galardão, o júri, composto por 31 especialistas de todo o mundo, distinguiu o mesmo filme com o 1.º lugar na categoria Responsabilidade Social e o 1.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, ambos na competição nacional, e com o 2.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, na competição internacional.

PUBLICIDADE

“A Vida é Agora”, realizado por Simão Lopes e Tiago Cardoso, da Slideshow, é um sinal de esperança e renascimento, gerado em plena pandemia. O filme foi apresentado a 31 de maio e partilha uma mensagem de esperança e de renascimento, após o mundo ter despertado em 2020 para uma realidade imposta pela pandemia de covid-19.

Muitos outros filmes produzidos e filmados na região Centro foram igualmente premiados no certame. Foram os casos de “Fragas de São Simão”, da autarquia de Figueiró dos Vinhos, que além de vencer os People’s Choice Awards ganhou também o 2.º prémio na categoria Turismo Rural, na competição internacional, e o 1.º lugar em Ecoturismo, na competição nacional; de “Sound of Centro” e “Living it together”, ambos filmados em Torres Vedras, que conquistaram os dois primeiros lugares em “Destinos – Cidades”; ou da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que viu os seus filmes serem distinguidos nas categorias Campanha Publicitária, Turismo Cultural, Gastronomia e Turismo Desportivo. Também a autarquia de Viseu foi contemplada com prémios nas categorias MICE e Arte, Música e Cultura, assim como a autarquia da Figueira da Foz, em Turismo Cultural. Uma produção na Nazaré foi igualmente distinguida na categoria Hotéis & Resorts. Finalmente, o documentário “A Máscara de Cortiça”, rodado nas Aldeias do Xisto, venceu prémios em Etnografia e Sociedade e Melhor Documentário até 30 minutos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sentimo-nos muito honrados com mais esta importante distinção, atribuída por um júri internacional, ao mais recente filme promocional do Centro de Portugal. Um filme que nasceu numa época particularmente difícil para todos e que pretende assinalar, de forma leve e despretensiosa, que há turismo para além da pandemia e que, depois de um período difícil, haverá tempo para a região, o país e o mundo renascer, com otimismo”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Esta distinção comprova a resiliência e o carácter dos territórios desta região, que são de baixa densidade e afastados dos centros de decisão, os quais conseguem superar-se através de uma estrutura inovadora que os junta e que se traduz nesta oportunidade de se promoverem através de canais internacionais. Aproveito para felicitar as entidades da região que foram também premiadas neste festival, nomeadamente as autarquias de Viseu, Torres Vedras, Figueiró dos Vinhos ou Figueira da Foz, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e das Aldeias do Xisto. É a prova eloquente de que as entidades e empresas da região têm uma grande capacidade de inovação, criatividade e empreendedorismo, justificativa da aposta no desenvolvimento de um novo instrumento financeiro que sirva para atrair produções audiovisuais a estes territórios”, acrescenta. .

Na competição internacional, o grande vencedor foi o filme “The Nameless Call”, dirigido e produzido pela empresa italiana Wow Tapes. Nele, acompanhamos uma viagem de autocarro pela natureza intocada da Costa Rica, passando por florestas tropicais, praias, vulcões e cascatas, numa relação sagrada entre a natureza e os homens.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival ART&TUR voltou a dar ao público a oportunidade de decidir a atribuição de prémios – People’s Choice Awards – através do sistema de votação pública no website do Festival. O filme “Fragas São Simão”, também filmado na região, realizado por Rafael Almeida e produzido por Ana Clara Saragoça, foi escolhido pelo público como o melhor filme de turismo na competição internacional, com um total de 990 votos. Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor do voto do público, com 1131 votos, foi “The Clever Way to Travel”, realizado por Pedro Amorim Rodrigues e produzido por Ana Moreira. Nos documentários, o vencedor foi “Lousada – Reencontro com a Natureza”, realizado por Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira e produzido pela empresa PlaySolutions Audiovisuais, que conseguiu juntar 1905 votos.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos os 72 filmes que compõem a short list de filmes distinguidos pelo júri, escolhidos entre os 295 filmes que concorreram.


Veja em baixo todos os vencedores da 13.ª edição do Festival ART&TUR Viseu 2020:
People’s Choice Awards:

Melhor Filme Turismo – Competição Internacional – “Fragas São Simão” = 990 votos
Melhor Filme Turismo – Competição Nacional – “The Clever Way to Travel” = 1131 votos
Melhor Documentário – “Lousada – Reencontro com a Natureza” = 1905 votos
Competição Internacional:
Best Commercial Film – 350 Years of Myths Augustus the Strong – Exhibition Moritzburg Castle
Best Advertising Campaign – Staycation
1st prize – Destinations – Countries – Mzansea
2nd prize – Destinations – Countries – As it blooms
1st prize – Destinations – Regions – The Secret of Tanintharyi
2nd prize – Destinations – Regions – Life is Now
1st prize – Local Destinations & Cities – Staycation
2nd prize – Local Destinations & Cities – Help
1st prize – Film Locations – Croatia Your Next Film Destination
2nd prize – Film Locations – Love Hermanus
1st prize – Cultural tourism – Vienna is like…
2nd prize – Cultural tourism – Welcome to Khayelitsha
1st prize – MICE – Gran Canaria Walking Festival, much more than hiking
2nd prize – MICE – MESCLA – Spot Promocional
1st prize – Hotels & Resorts – You only love once
2nd prize – Hotels & Resorts – The inspiration behind an old manor house hotel renovation.
1st prize – Gastronomic Tourism – Hunger for experiences
2nd prize – Gastronomic Tourism – Geo Dining Shimokita
1st prize – Sport Tourism – MTB Stories
1st prize – Mountain tourism – Alps at their very best
1st prize – Wellness Tourism – Biking Taipei
2nd prize – Wellness Tourism – Dubrovnik – Safe Vacation
1st prize – Ecotourism – The Nameless Call
2nd prize – Ecotourism – Discover Parque Futangue
1st prize – Rural tourism – Discover Parque Futangue
2nd prize – Rural tourism – Fragas São Simão
1st prize – Tourism services: Tours/Guides/Transfers – You Have Reached Your Destination!
2nd prize – Tourism services: Tours/Guides/Transfers – Reconnect with your Zen -Takahama-
1st prize – LGBTI Tourism – Tu me acostumbraste
2nd prize – LGBTI Tourism – Portugal. Viaja para Sentir.
1st prize – Social Responsibility – Mzansea
2nd prize – Social responsibility – Zagreb Loves You
1st prize – Indie Film – Avannaq – A journey through Greenland
2nd prize – Indie Film – Norway. Seasons.
1st prize – Art, Music & Culture – O Principino
2nd prize – Art, Music & Culture – Love Rituals: In Japan
1st prize – Biographies – Il Sogno Autunnale
2nd prize – Biographies – A Servant of Humanity
1st prize – Adventures & Expeditions – Stalking Chernobyl: exploration after apocalypse
2nd prize – Adventures & Expeditions – Vidaje – Tras la mirada del nómada
1st prize – Ethnography & Society – Cruise and the Corona Crisis
2nd prize – Ethnography & Society – Green corridors
1st prize – History & Heritage – A Journey of Tea
2nd prize – History & Heritage – O Principino
1st prize – Environment & Ecology – Fast Fashion
2nd prize – Environment & Ecology – Education on the Boat – A New Hope for Tomorrow
1st prize – Nature & Wildlife – Wild Portugal
2nd prize – Nature & Wildlife – Mar, a última fronteira – Best of Portugal
1st prize – Preservation of Biodiversity – Our Gorongosa
2nd prize – Preservation of Biodiversity – Riding to extinction
1st prize – Sustainable & Responsible tourism – This Is Our Time
2nd prize – Sustainable & Responsible tourism – Giant Slaves – Elephants in tourism industry
1st prize – Social Responsibility – From Trash to Treasure: Turning negatives into positives
2nd prize – Social Responsibility – Cruise and the Corona Crisis
1st prize – Best Short Doc (Up to 30′) – From Trash to Treasure: Turning negatives into positives
1st prize – Best Doc (Up to 90′) – Stalking Chernobyl: exploration after apocalypse
2nd prize – Best Doc (Up to 90′) – Our Gorongosa
Best Documentary – From Trash to Treasure: Turning negatives into positives
Best Original Soundtrack – RIJEKA I miss you
Best Iberian Film – Hunger for Experiences
Grand Prix – International Competition – The Nameless Call

Competição Nacional:
Melhor Comercial (até 1′) – Vila Vita Biergarten OktoberFest 2019
1º lugar – Campanha Publicitária – O teu sorriso é um dos segredos do Algarve!
2º lugar – Campanha Publicitária – Campanha CIMVDL
1º lugar – Destinos – Regiões – Life is Now
2º lugar – Destinos – Regiões – Rota Eurovelo 1
1º lugar – Destinos – Cidades – Sound of Centro
2º lugar – Destinos – Cidades – Living it together
1º lugar – Turismo cultural – Figueira de Tudo – Figueira da Foz !
2º lugar – Turismo cultural – CIMVDL | Cultura e Heranças
1º lugar – MICE – Algarve Chefs Week 2019 – À raiz do Sabor
2º lugar – MICE – MESCLA
1º lugar – Gastronomia – Algarve Chefs Week 2019 – À raiz do Sabor
2º lugar – Gastronomia – CIMVDL | Sabores Memoráveis
1º lugar – Enoturismo – Palmela, o que seria da vida sem a viagem?
1º lugar – Hotéis & Resorts – Ohai Nazaré Outdoor Resorts
2º lugar – Hotéis & Resorts – Melodia Hibiscus
1º lugar – Ecoturismo – Fragas São Simão
2º lugar – Ecoturismo – A Falcoaria – Vila Galé
1º lugar – Turismo desportivo – CARS
2º lugar – Turismo desportivo – CIMVDL | Desporto e Natureza
1º lugar – Serviços turísticos: Tours/Guides/Transfers – CM Vizela Realidade Aumentada – Mobile App
2º lugar – Serviços turísticos: Tours/Guides/Transfers – The Clever Way to Travel
1º lugar – Turismo LGBTI – Portugal. Viaja para Sentir.
2º lugar – Turismo LGBTI – Dance your Heart Out in Porto – Proudly Portugal
1º lugar – Responsabilidade social – Life is Now
2º lugar – Responsabilidade social – O teu sorriso é um dos segredos do Algarve!
1º lugar – Indie Films – Esta Pessoa na Ilha da Madeira | Silly Dance Guide
1º lugar – Turismo Sustentável e Responsável – creatour.pt – turismo criativo em Portugal
1º lugar – Arte, Música e Cultura – Feira de São Mateus – A feirar há 627 anos
1º lugar – Biografias – Johnson Semedo – Uma história de superação
1º lugar – Etnografia e Sociedade – A Máscara de Cortiça
2º lugar – Etnografia e Sociedade – 220 Metros de Guadiana
1º lugar – Meio Ambiente e Ecologia – Lousada – Reencontro com a Natureza
1º lugar – Natureza e Vida Selvagem – Mar, a última fronteira – Best of Portugal
1º lugar – Preservação da Biodiversidade – Riding to extinction
1º lugar – Melhor Documentário (até 30′) – A Máscara de Cortiça
1º lugar – Melhor Documentário (até 90′) – creatour.pt – turismo criativo em Portugal
2º lugar – Melhor Documentário (até 90′) – Mar, a última fronteira – Best of Portugal
Prémio Diretor do Festival – O Algarve fica-te bem
Melhor Documentário Nacional – creatour.pt – turismo criativo em Portugal
Grande Prémio – Competição Nacional – Life is Now

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE