Coimbra

Filme da Catalunha é o grande vencedor do Festival ART&TUR 2018

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-10-2018

 

O filme espanhol “The Route of Fate” (“A Rota do Destino”) é o grande vencedor da 11.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorre em Leiria de 23 a 27 de outubro. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar esta sexta-feira, no Teatro Miguel Franco.

PUBLICIDADE

“The Route of Fate”, dirigido por Román Parrado e produzido por Francesc Olivares, é um filme que promove a região da Catalunha. Durante pouco mais de 4 minutos, somos levados aos melhores destinos catalães através de um diário de viagem, perdido por um cantor numa estação de comboio. O diário é encontrado por duas amigas, que decidem seguir os mesmos passos do músico. Pode ver o filme vencedor em https://goo.gl/xFCgVx .

PUBLICIDADE

Na competição nacional, destinada a filmes portugueses, triunfou “Love Story by PPS” (“História de Amor”), produção encomendada pelo gabinete de arquitetura PPS – Pilar Paiva de Sousa ao realizador Nuno Rocha. Em menos de 3 minutos, conta-se a história de dois estranhos, um homem e uma mulher, que fazem check-in num hotel romântico e que, a caminho dos quartos, chocam e trocam sem querer as chaves. Será que o encontro vai ter um final feliz? Pode ver o filme em https://goo.gl/hH4vYN .

Os filmes em competição foram avaliados por um júri internacional, composto por 22 elementos de 12 países, em três continentes, designadamente Portugal, Espanha, Índia, África do Sul, Alemanha, Brasil, Chile, Holanda, Irão, Letónia, Taiwan e Turquia. Os jurados distribuem-se de forma equilibrada pelas áreas do cinema e TV, do turismo e da comunicação.

PUBLICIDADE

publicidade

ART&TUR Factory, iniciativa que se estreou este ano na competição, com grande sucesso, foi vencido pelo filme “Inside”, produzido por uma equipa brasileira liderada por Marco António Calábria e Bruno Nishino, do Studio Eureka.

Recorde-se que o ART&TUR Factory foi um desafio lançado a realizadores: em três dias, na semana que antecedeu o festival, teriam de gravar pequenos filmes promocionais da região Centro de Portugal, necessariamente passados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto. O filme escolhido pelo júri tem como cenários Piódão, Belmonte e Sortelha.

Dois outros filmes do ART&TUR Factory dividem o segundo lugar, com os mesmos pontos: uma produção da Índia, por Satyanarayana Dulam e Sandeep Dulam, no Piódão; e uma produção da África do Sul e Irlanda, por Bruce Buttery e Tarryn Buttery, em Monsanto e Idanha. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE