Coimbra

Filhos ensinam os pais a beberem sem se embriagarem

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-12-2018

O projeto europeu EPOPS – Empowering parents organizations to prevent substance use, que visa empoderar organizações de pais e educadores para a prevenção do risco de dependências entre os jovens, vai estender-se às escolas do 1º ciclo do ensino básico em Coimbra e atingir, num primeiro momento, cerca de 100 famílias.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

De acordo com os promotores deste projeto, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Instituto Europeu de Investigação de Fatores de Risco de Crianças e Adolescentes (IREFREA), há que ensinar, também aos pais, outros modos de diversão sem necessidade de recorrer ao álcool, para, assim, poderem ser exemplo para os filhos no propósito de impedir ou atrasar a idade de início do consumo de substâncias nocivas, como o álcool, bem como para evitar comportamentos de risco que muitas vezes lhe estão associados.

«Os filhos presenciam o consumo abusivo de álcool em casa, situações de bebedeira dos pais que, muitas vezes, não têm consciência de quanto esse modelo se transfere para os filhos», afirma Irma Brito, professora da ESEnfC responsável pelo EPOPS, projeto que beneficia de cofinanciamento de fundos comunitários.

PUBLICIDADE

publicidade

A ideia passa, pois, por serem os filhos a estimularem nos pais o abandono de consumos e comportamentos que podem ser nefastos à saúde.

Cada criança levará, para casa, uma questão relacionada com as bebidas alcoólicas, que irá pesquisar com os pais e para a qual serão dadas respostas em família.

PUBLICIDADE

Já na escola, a partir dessas respostas e com a ajuda dos professores, será construída uma brochura (organização da responsabilidade da Associação de Pais) com as soluções encontradas para as perguntas e com imagens sobre essas temáticas que as crianças vão desenhar.

A publicação será, depois, oferecida aos pais numa festa na Primavera, onde serão servidas bebidas como caipirinha, sangria, ou gim, mas sem álcool. De maneira «que os pais aprendam que é possível fazer festas e beberam sem se embriagarem», prossegue Irma Brito.

Cerca de 20 atividades de conscientização sobre o consumo de álcool e o papel dos pais, realizadas junto de 20 organizações e atingindo 220 pessoas, foram desenvolvidas até ao momento pelo projeto EPOPS, em cinco concelhos da região centro: Coimbra, Soure, Cantanhede, Lousã e Miranda do Corvo.

O projeto estará ativo em Portugal até final de 2019. Depois, e tendo em atenção os resultados positivos deste estudo-piloto, é intenção dos promotores alargá-lo ao país inteiro, por via de uma nova candidatura a fundos da União Europeia.

O projeto EPOPS consiste na adaptação do programa espanhol Ferya (Familias en red y activas) em dois países europeus: Portugal e Alemanha. Além da ESEnfC e do IREFREA Portugal, colaboram no projeto o Instituto Europeo de Estudios en Prevención (Espanha) – entidade coordenadora – a Federació d’Associacions de Pares i Mares d’Alumnes de Mallorca (Espanha) e o Leibniz-Insitut für Präventionsforschung und Epidemiologie (Alemanha).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE