Empreendedorismo

Figueiró dos Vinhos volta a receber o único TEDx de uma vila ibérica!

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 15-01-2024

A segunda edição do maior evento de conferências do mundo regressa a Figueiró dos Vinhos a 25 de maio de 2024, pelas mãos de Sérgio Godinho. Depois de ter conseguido a primeira licença TEDx em 2017, o jovem da região volta a repetir o feito, em nome da revitalização do Interior. A blogger Sofia Castro Fernandes é a primeira oradora confirmada, informou hoje a organização.

PUBLICIDADE

Sob o mote “Imaginar. Interiorizar. Inovar.”, a Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos vai abrir as portas a uma série de 10 palestras relacionadas com os desafios e as oportunidades de viver no Interior de Portugal. Sete anos depois de uma edição que levou, pela primeira vez, a marca TEDx até uma vila da Península Ibérica, a organização espera agora repetir o feito de esgotar a sala.

Com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos e da empresa de soluções tecnológicas Apollotec, a organização conta ainda com voluntários de Figueiró dos Vinhos, Lamego e Algarve. Uma novidade face a 2017, quando a equipa era totalmente local, e que mostra como o projeto cumpriu a missão de eliminar barreiras em nome de objetivos comuns.

PUBLICIDADE

“É fundamental organizar este tipo de iniciativas de alcance nacional em territórios de baixa densidade”, defende o licensee do evento, Sérgio Godinho. “Acredito que tem especial importância debater tópicos como a coesão territorial, o desenvolvimento económico e artístico, a tecnologia, entre outros, perto destas comunidades. Faz parte da nossa missão que, através da troca de ideias, estejamos a ajudar na capacitação dos participantes para que cada um possa ter um papel ativo no melhoramento das suas comunidades, das suas terras e, em última instância, do seu país.”

Para a edição de 2024, estão ainda previstas a exibição de vídeos da TED internacional, sessão de networking com coffee break e performances.

PUBLICIDADE

publicidade

Os eventos TEDx são uma marca original da Califórnia que junta comunidades para debaterem temas a nível regional. Desde 2009, já se realizaram mais de 3.600 eventos em todo o mundo. E Figueiró dos Vinhos prepara-se para somar mais e boas ideias a esse número.

No espírito das ideias que vale a pena partilhar, TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para partilhar uma experiência semelhante ao TED. Num evento TEDx, vídeos com TED Talks e oradores ao vivo são combinados para iniciar ligações e discussões profundas. Estes eventos auto-organizados são denominados TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. A Conferência TED providencia apoio geral ao programa TEDx mas os eventos TEDx são auto-organizados. (Sujeito a certas regras e regulamentos.)

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao tema ‘Ideas Worth Spreading’ (ideias que vale a pena partilhar). Tendo iniciado na Califórnia há 30 anos como uma conferência de quatro dias, TED cresceu para apoiar esta missão através de várias iniciativas. As duas conferências anuais TED convidam pensadores e fazedores líderes mundiais a falar durante 18 minutos ou menos. A maioria destas apresentações são disponibilizadas gratuitamente online, em TED.com. Oradores TED incluem Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman. A conferência anual TED tem lugar na primavera em Vancouver, no Canadá, juntamente com o TEDActive, o evento com transmissão simultânea em Whistler. A conferência anual TEDGlobal teve lugar no Rio de Janeiro, no Brasil, em outubro de 2014. As iniciativas do TED nos media incluem TED.com, onde novas talks são disponibilizadas diariamente; o Open Translation Project, para legendagem e transcrição interativa e traduções de voluntários de todo o mundo; e a iniciativa educacional TED-Ed; TED criou o prémio anual TED Prize, onde indivíduos excecionais com um desejo para mudar o mundo podem receber ajuda para o poder transformar em ação; TEDx, que apoia indivíduos ou grupos na organização em todo o mundo de eventos locais semelhantes ao TED; e o programa TED Fellows, que ajuda inovadores de todo o mundo, capazes de mudar o mundo, para amplificar o impacto dos seus notáveis projetos e atividades.

Pode acompanhar todas as novidades do TEDx Figueiró dos Vinhos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE