Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Figueira da Foz tem “Máscaras da Ásia”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-03-2022

A exposição «Máscaras da Ásia. Artes performativas do Museu do Oriente», composta por 74 máscaras pertencentes à coleção Kwok On do Museu do Oriente, da Fundação Oriente, irá abrir ao público dia 26 de março, pelas 16:00, na sala de exposições temporárias 1 do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR).

PUBLICIDADE

De salientar que a exposição encerra o ciclo de itinerância no MMSR, regressando depois ao museu de origem, não se encontrando previsto, a médio prazo, novo ciclo itinerante quer em Portugal, quer no estrangeiro.

A coleção Kwok On foi criada pelo sinólogo francês Jacques Pimpaneau em 1971, a partir de um conjunto de 600 objetos. Em 1999 foi doada à Fundação Oriente, sendo atualmente composta por mais de 15 mil objetos.

PUBLICIDADE

publicidade

Tendo sido exibidas em diversos países asiáticos, nomeadamente, na Tailândia, no Japão e na China, bem como em países europeus, como Portugal, França e Espanha, as máscaras, feitas de materiais muito variados e proveniências diversas – China, Coreia, Índia, Indonésia, Japão, Sri Lanka, Tailândia e Tibete -, “permitem mostrar a diversidade performativa, estética e funcional destes objetos em contexto asiático”.

A função destas máscaras “é expressar o poder dos seres divinos, demoníacos ou animais, que encarnam nos rituais ou nas várias tradições teatrais da Ásia”. As mesmas “permitem ainda caricaturar os tipos sociais que representam, como os personagens da dança exorcista Kolam, do Sri Lanka, ou as peças cómicas das danças mascaradas da Coreia.”

PUBLICIDADE

O visitante poderá observar “os seres sobrenaturais, divindades, personagens lendárias e animais fantásticos que fazem parte do imaginário das culturas asiáticas, e que estas representam nos seus rituais religiosos e performances de dança e teatro, através das máscaras”.

Atualmente, e à semelhança das estátuas nos templos, “as máscaras asiáticas são ainda objetos sagrados nos quais reside a força dos espíritos que representam, expressando o seu poder enquanto os encarnam nos seus vários rituais e tradições teatrais.”

A entrada para a exposição é gratuita e pode ser visitada até 26 de junho de 2022, de terça a sexta-feira, das 9:30 às 17:00 e aos sábados das 14:00 às 19:00.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com