Vamos

Figueira da Foz recebe primeira etapa da “maior maratona de programação de videojogos”

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 14-10-2023

O Município da Figueira da Foz acolhe, pelo segundo ano consecutivo, no edifício do Quartel da Imagem – um espaço multimodal muito focado na criação artística e criativa, de 20 a 22 de outubro, o “GJ+” (Game Jam Plus), a maior maratona de programação de videojogos.

PUBLICIDADE

É um evento global com mais de 3000 participantes em competição simultânea em mais de 35 países, na Figueira da Foz decorre a primeira etapa da competição, que resulta da colaboração do Município com a Code.Up (Escola de Programação, Robótica e Design de Jogos Digitais), sendo o culminar de um conjunto de iniciativas no âmbito da semana da programação – EUROPE CODE WEEK.

São 48 horas de programação vividas por 21 elementos de três equipas, que têm como objetivo conceber protótipos de vídeo jogos, competindo entre si nas diversas vertentes – do design dos jogos aos efeitos especiais, não esquecendo a narrativa ou a codificação. Juntam-se aos participantes os mentores (um por equipa), Hugo Sousa (engenheiro de software e gestor de projetos na Critical Software), Pedro Nuno Lemos (engenheiro informático e programador na IDO-TECH) e António Durão (criador do Code.Up Portugal – Figueira da Foz e professor de programação e produção de videojogos), especialistas que apoiarão o desenvolvimento das diversas competências necessárias no processo de criação de videojogos.

PUBLICIDADE

Desde que a competição foi lançada em 2017 teve como resultado a produção de 800 jogos.

A maratona “GJ+ Figueira da Foz”, pretende criar uma sinergia entre as várias áreas que estão na base do desenvolvimento de videojogos, partindo de um tema comum e juntando áreas como programação, criação de narrativa, produção áudio visual e efeitos especiais, ilustração de todos os elementos necessários e desenvolvimento de guiões – peças que em conjunto se propõem a criar um vídeo jogo único, com um modelo de negócio associado – não se esquece a promoção do produto concebido, sendo obrigatório idear a forma de venda do jogo.

PUBLICIDADE

publicidade

No primeiro dia (20 de outubro) o arranque do evento contará com a apresentação, em primeira mão, de um produto exclusivo de Marketing Territorial para a Figueira da Foz – o jogo “O Tesouro da Rainha”, trabalho que está a ser desenvolvido por alunos da Code.Up (segundo orientação do CEO da escola, António Durão).

O jogo propõe explorar o encanto e a cultura do concelho da Figueira da Foz, revivendo o formato Pixel Art e propondo desafios para resolver o enigma – “O que é o Tesouro da Rainha?”. Ao longo de largos meses, esta passagem imersiva pelo território da Figueira da Foz, tem sido integralmente produzida por jovens dos 12 aos 26 anos. Os dois dias seguintes (21 e 22) serão dedicados ao desenvolvimento dos videojogos pelas equipas, terminando os trabalhos com a submissão dos protótipos concebidos, no final da tarde de domingo.

Rui Jesus, vice-presidente da WESCO (World eSports Consortium – Europa), especialista do universo português dos jogos eletrónicos/gaming, quer nas vertentes educativas e de lazer, quer no contexto competitivo (eSports), afirmou sobre a maratona que “o acolhimento deste Evento pelo Município revela perspicácia e sensatez na abordagem do fenómeno do Gaming, fazendo-se cumprir uma missão pública municipal na área da juventude, ao mesmo tempo que se promove a vertente educacional relacionada, bem como a valorização do empreendedorismo nesta matéria”, estando confirmada a sua presença, novamente, no evento.

Também no Quartel da Imagem e no âmbito da Semana da Programação – EUROPE CODE WEEK, que antecede o “GJ+ Figueira da Foz”, serão desenvolvidas seis sessões, com a participação de turmas das áreas de Informática/Programação, Ciências e Tecnologias. Serão oradores promotores destas ações elementos da Critical Software, da I-DO Software e da Code.Up.

Esta iniciativa tem como objetivo elucidar a comunidade estudantil sobre o percurso profissional na Programação promovendo as áreas de negócio relacionadas com a produção de videojogos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE