Região

Figueira da Foz reabre equipamentos culturais municipais 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-05-2020

 

PUBLICIDADE

De acordo com o Plano de Desconfinamento aprovado em conselho de Ministros de 30 de abril 2020, no âmbito do Estado de Calamidade decorrente da Pandemia de COVID-19, o Município da Figueira da Foz irá reabrir ao público, a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio de 2020, o Museu Municipal Santos Rocha, os  Núcleos Museológicos do Mar, os espaços expositivos do Centro de Artes e Espectáculos e a Casa do Paço. 

PUBLICIDADE

O Município está satisfeito por poder voltar a receber visitantes nos seus espaços culturais e proporcionar-lhes uma experiência de visita e atendimento segura. 

Para tal, todos os colaboradores estarão devidamente equipados com máscara, cumprindo as normas da DGS e os espaços estarão dotados, de marcas de espaço de atendimento e de distanciamento físico em relação ao balcão.  Junto de todas as entradas e saídas, assim como no interior, estarão disponíveis soluções líquidas de base alcoólica que os visitantes deverão utilizar. 

PUBLICIDADE

publicidade

As regras de entrada e permanência nos equipamentos culturais podem ser consultadas em www.cm-figfoz.pt  e nas redes sociais. 

Centro de Artes e Espectáculos 

o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) irá reabrir o acesso aos espaços expositivos, ao serviço de bilheteira e aos espaços comerciais, no horário compreendido entre as 13h00 e as 19h30 de segunda a sexta-feira e das 14h00 às 19h00 aos sábados. O acesso ao CAE far-se-á pela porta Sul (Rua Abade Pedro). 

O acesso aos espaços e permanência neles estará condicionado à obrigatoriedade de utilização de máscara e respeito das distâncias de segurança, regras de etiqueta respiratória e normas de higienização recomendadas  pela DGS. 

A permanência nas Salas de Exposições e nos Espaços Comerciais está condicionada, entre outras, à norma de respeito pelo limite máximo de pessoas em simultâneo por espaço: Sala 2 – 4 pessoas; Sala 3 – 2 pessoas; Sala Zé Penicheiro – 2 pessoas; Sala Afonso Cruz – 2 pessoas; espaços comerciais -2 pessoas. 

O atendimento pelo Serviço de Bilheteira deverá ser, sempre que possível,  previamente agendado (por telefone 233 407 200 ou correio eletrónico  bilheteira@cae.pt). 

 Frente ao balcão de atendimento apenas poderão estar em simultâneo 4 pessoas,  que deverão respeitar as  marcas de espaço de atendimento e de distanciamento físico em relação ao balcão, 

 A utilização dos elevadores está condicionada apenas a acesso aos espaços abertos ao público no 1º piso, em situações de mobilidade reduzida, com uma lotação máxima de 2 pessoas. A utilização das instalações sanitárias está condicionada, nomeadamente, a quatro pessoas em simultâneo. 

A permanência nos espaços do Jardim Interior, Parque de Estacionamento e Auditórios está interditada até 31 de maio, inclusive, ou salvo indicação contrária. 

Museu Municipal Santos Rocha 

O  Museu Municipal Santos Rocha irá abrir ao público, excecionalmente e de forma gratuita,  dia 18 de maio,  Dia Internacional dos Museus, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, devendo os visitantes cumprir com as normas de acesso e permanência no espaço museológico, nomeadamente o uso de máscara, a  desinfeção das mãos à entrada e o cumprimento do distanciamento social.  

A partir de dia 19 de maio o Museu Municipal Santos Rocha irá funcionar de terça a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados das 14h00 às 19h00. 

Recomenda-se que os visitantes efetuem marcação prévia de visita, através do endereço de correio eletrónico: museu@cm-figfoz.pt. As visitas conjuntas não poderão exceder as 10 pessoas e, durante as mesmas, aconselha-se ao uso de luvas. 

Todos os equipamentos eletrónicos existentes nas exposições do Museu Municipal estarão desligados, as instalações sanitárias serão abertas por solicitação, o elevador só funcionará mediante solicitação, o bengaleiro e a loja estarão encerrados, bem como o Serviço Educativo. 

Núcleo Museológico do Mar e Posto de Turismo de Buarcos 

 

O Núcleo Museológico do Mar (NMMar) e o Posto de Turismo de Buarcos (a funcionar no R/c do espaço museológico) reabrem também na segunda-feira, 18 de maio. 

Os espaços irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, estando condicionada a entrada e permanência nos mesmos ao cumprimento das regras de distanciamento social, ao uso de máscara ou viseira e, no caso do NMMar, a um limite máximo de 5 pessoas em simultâneo. 

As visitas de grupo, que não podem exceder as 5 pessoas, devem ser previamente agendadas via correio eletrónico: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

A venda de quaisquer livros editados pelo Município e outro material promocional estará interdita por tempo indeterminado e o posto de turismo disporá única e exclusivamente de mapas da cidade para entrega gratuita. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE