Primeira Página

Figueira da Foz rainha das praias com bandeiras azuis. São tantas!

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 01-05-2025

A “Janela para o Oceano”, no Aquário Vasco da Gama, voltou a ser o local escolhido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) para anunciar as 444 Bandeiras Azuis atribuídas pelo Júri Internacional em 2025, das quais 404 em Praias distribuídas por 105 Promotores, 18 em Marinas e 22 em Embarcações Ecoturísticas. 

Na Região Centro e de entre os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), a Figueira da Foz é o que irá hastear maior número de Bandeiras Azuis, no total onze: Quiaios; Murtinheira; Cabo Mondego; Tamargueira; Buarcos; Figueira da Foz – Relógio; Cabedelo; Cova Gala; Cova Gala Hospital; Costa de Lavos e Leirosa. 

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente, ABAAE Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, a praias fluviais e costeiras, portos de recreio e marinas e a embarcações, que se candidatem ao galardão e que cumpram os 4 critérios avaliados: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

PUBLICIDADE

Entre os 51 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, a ABAAE ocupa a sexta posição considerando o número total de locais galardoados.

Este ano, para além das praias, marinas e embarcações, foram ainda reconhecidos 23 Centros Azuis, distribuídos por todas as regiões. Um Centro Azul é uma estrutura, na praia ou na proximidade, onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental especificamente sobre a Bandeira Azul.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE