Conecte-se connosco

Coimbra

Figueira da Foz: Município e parceiros promovem «Semana da Igualdade» sob o mote “Igualdade é Desenvolvimento”

Publicado

em

A Igualdade e a Não-Discriminação são princípios basilares para o desenvolvimento sustentável, equitativo e inclusivo de uma sociedade justa, democrática, desenvolvida e respeitadora dos direitos humanos, onde se assegura a participação de todos e de todas. 

O Município da Figueira da Foz instituiu o dia 24 de outubro como Dia Municipal para a Igualdade, assumindo o seu firme compromisso no combate aos estereótipos de género e à implementação de uma verdadeira política de igualdade.

Neste âmbito, e à semelhança de anos transatos, o Município, em parceria com as entidades que desenvolvem intervenção na área da Igualdade, estruturou um conjunto de atividades sob o mote nacional “Igualdade é Desenvolvimento”, que serão realizadas entre os dias 17 e 24 de outubro, assinalando-se desta forma a Semana da Igualdade 2020. 

Esta iniciativa visa mobilizar os vários agentes locais e consciencializar a população em geral para a igualdade, cidadania e não discriminação, abordando temáticas como a deficiência, as comunidades ciganas, as pessoas em situação de sem-abrigo, a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

As atividades integram a Agenda Nacional da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, procurando assim dar visibilidade ao trabalho que o Município da Figueira da Foz e os parceiros desenvolvem. 

Participam na Semana da Igualdade 2020 um total de 10 entidades (Associação Fernão Mendes Pinto; Associação Letras Nómadas; Associação Ribaltambição; Associação Novo Olhar – CARE Solar da Praia e CLDS 4G + Atlântico; Associação Viver em Alegria; Cáritas Diocesana de Coimbra – Projeto Sem Diferenças E7G; EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Coimbra; Confederação Nacional de Organismos de Deficientes; Rede Interinstitucional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e Município da Figueira da Foz), que assumem o compromisso de, durante a referida semana, desenvolverem atividades, quer de cariz interno, dirigidas aos seus utentes e colaboradores/as, ou de cariz externo, dirigidas à população em geral.

O Município valoriza a proximidade com a população e entende que esta é um veículo potenciador do desenvolvimento de Políticas Públicas Integradoras da Igualdade e Cidadania. 

Este trabalho converge para uma FIGUEIRA DA FOZ PARA [email protected], onde as políticas estratégicas visam facilitar as condições para uma cidadania proativa, igualitária e respeitadora dos Direitos Humanos, evidenciando a mais-valia da participação de todas as pessoas na vida pública do concelho, influenciando e promovendo mudanças sociais e comportamentais com vista à construção de uma Figueira da Foz mais inclusiva e mais igual.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com