Região

Figueira da Foz lidera praias da Região Centro com Bandeira Azul

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-04-2023

A Figueira da Foz é o município da Região Centro com mais bandeiras atribuídas a praias costeiras, um total de 11, uma a mais do que no ano transato.

PUBLICIDADE

As praias de Buarcos, Cabedelo, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala-Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira viram a sua qualidade comprovada, um símbolo da qualidade dos areais e o mar no litoral do concelho.

Este galardão é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa a praias fluviais e costeiras, portos de recreio e marinas e a embarcações, que se candidatem ao galardão e que cumpram os 4 critérios avaliados: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

PUBLICIDADE

As praias do concelho figueirense distinguem-se pela beleza, pelo iodo, pela limpeza e pelas infraestruturas.

Nesta cidade, conhecida como a rainha das praias, encontra um pouco de tudo. Destaque para os toldos de pano com riscas, que dão um ar pitoresco a este areal urbano da Praia de Buarcos, também conhecido por Praia Dourada. É aqui que os surfistas, sobretudo os de windsurf, cruzam uma das ondas direitas mais longas da Europa.

PUBLICIDADE

publicidade

A Praia do Relógio, a norte do Rio Mondego, situada na freguesia de S. Julião, está equipada com campos desportivos (futebol, basket e ténis), palco para a prática de ginástica, parque infantil, ciclovia e estacionamento de bicicletas, balneários, chuveiros e lava pés, ponto água potável, passadiços em madeira até à zona de lazer na praia e torres de iluminação noturna.

Na Praia da Tamargueira, quando a maré está baixa, as crianças podem usufruir de inúmeras piscinas naturais. A descoberta de bivalves é uma aventura imperdível neste areal.

Situada perto de Buarcos, a Praia do Cabo Mondego possui um bom areal e oferece excelentes condições para a prática de surf.

Pela ondulação, as praias de Quiaios e da Murtinheira são as escolhidas por praticantes de desportos náuticos. O extenso areal convida a um bom descanso.

A Praia do Cabedelo fica perto da foz do Rio Mondego e, por estar rodeada de dunas protegidas, o acesso à praia faz-se através de um passadiço de madeira. É muito procurada por quem faz surf, kitesurf ou bodyboard.

Dividida por pontões que a tornam num espaço mais tranquilo e abrigado, a Praia da Cova Gala, em dias de algum vento, convida praticantes de kitesurf a sentir as suas águas. Mas esta é uma praia de mar tranquilo, que convida a banhos qualquer família.
Outro motivo de procura à praia, são os seus bons acessos e os apoios que atendem a qualquer necessidade do veraneante.

Situada junto à pequena povoação da Costa de Lavos, a sul da Figueira da Foz, a praia do mesmo nome é banhada por mar de ondulação forte, excelente para a prática de surf. O areal, rodeado por dunas, possui boas infraestruturas de apoio e acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.

Já a Praia da Leirosa tem uma imensa extensão de areia, um local único por conseguir uma agradável combinação de mar e campo. Do areal consegue alcançar uma área vastíssima de vegetação natural. Aqui também pode encontrar boas ondas para praticar surf ou outros desportos náuticos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE