Coimbra

Figueira da Foz: Investimento de 1,6 milhões de euros faz renascer da Salina da Gala

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-07-2020

Num investimento global de 1,6 milhões de euros, empresários da Região de Coimbra estão a promover o renascer da Salina da Gala, Figueira da Foz, numa das zonas mais emblemáticas desse ancestral e tradicional sector. 

PUBLICIDADE

Recuperar uma área de 40 mil m2, de antigas salinas e área envolvente, é o desafio que move os investidores, apostados no lançamento da 1.ª pedra do empreendimento, previsto para a 1.ª quinzena de Outubro.

PUBLICIDADE

De relevar que o empreendimento regista várias fases, as quais englobam o turismo, na vertente pedagógica, histórico-museográfica e da saúde. Registe-se que a reabilitação da salina está a ser a acção primeira do projecto.

O empreendimento encontra-se programado por várias fases, ficando num futuro próximo a divulgação de outras.

PUBLICIDADE

publicidade

Todos as estruturas do terão a particularidade de retomar o modelo tradicional das construções da Cova-Gala, designadas por “palhoças”, na metodologia construtiva, ecológica e sustentável, no intuito de preservação dos valores culturais e ambientais.

A Freguesia de S. Pedro, Cova-Gala e o Município da Figueira da Foz vão passar, em breve, a dispor de um empreendimento de turismo, na vertente pedagógica, histórico-museográfica e de saúde de manifesto interesse para a promoção e divulgação de um Concelho com pergaminhos conquistados, ao longo dos séculos. Concelho com uma imagem de terra de acolhimento, de sabores, de marnotos, de sal e de pescarias, de peixes e de pescadores, de praias e de mar, de serra e de rio, em que a “Rainha das Praias de Portugal” sabe, com charme e simplicidade, receber num dos mais notórios destinos, os portugueses e os estrangeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE