Região

Figueira da Foz: Inaugurada escultura “AS MÃOS” no Largo da Feira Velha em Maiorca

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-07-2021

A Junta de Freguesia de Maiorca, concelho de Figueira da Foz, no âmbito da edição do “Viva as Freguesias“, que decorreu no último fim de semana, efetuou a Apresentação da Implantação da escultura “As Mãos”, da autoria de António Varela Alves, ou Tó Varela, no Largo da Feira Velha. Esta escultura faz a evocação a um poema da autoria de Manuel Alegre.

PUBLICIDADE

A cerimónia de inauguração, contou com momentos musicais, a cargo de Sara Pereira, que na flauta, tocou os temas “Maiorca Hospitaleira “ e a “Canção da Figueira”, bem como dos Farristas da Gândara.

As intervenções estiveram a cargo do presidente da Assembleia de Freguesia, José Carvão, do autor da escultura “As Mãos”, António Varela Alves, do presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, José Duarte, do presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, Rui Ferreira e do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro.

PUBLICIDADE

José Carvão salientou toda a obra artística com que António Varela tem presenteado a Freguesia de Maiorca, nomeadamente por ocasião do 825º Aniversário da Atribuição da Carta de Foral a Maiorca e da Rota das Fontes, seguido da oferta desta escultura, que evoca um poema de Manuel Alegre, um grande poeta e parlamentar na Assembleia da República, refere a Junta de Freguesia de Maiorca em comunicado.

António Varela descreveu a elaboração desta escultura como símbolo do trabalho e da liberdade, onde em absoluto, se revelam esforços d`”As Mãos” de muitos de nós.

PUBLICIDADE

José Duarte enalteceu e elogiou a dedicação de António Varela à Freguesia que o acolheu em 2006. Também Rui Ferreira agradeceu toda a dedicação que António Varela tem dado à Freguesia de Maiorca com vários trabalhos, obras de arte, que embelezam e engradecem os locais aonde estão implementadas.

Carlos Monteiro além de enaltecer a escultura “As Mãos”, falou do seu significado enquanto símbolo do trabalho e da liberdade, que chegou a Portugal com a Revolução que ocorreu a 25 de abril de 1974. Seguidamente foi descerrada a escultura, visível neste dia para as dezenas de populares que ocorreram ao Largo da Feira Velha. Pela afinidade com Tó Varela e a convite da Junta de Freguesia de Maiorca, João Damasceno declamou o poema “As Mãos”, de autoria de Manuel Alegre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE