Coimbra

Figueira da Foz: GNR apanha 3 quilos de meixão

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-01-2020

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 26 de janeiro, apreendeu 3 quilos de meixão, da espécie Anguilla anguilla, com um valor estimado de 1 500 euros.

PUBLICIDADE

No decorrer de uma ação de fiscalização dirigida à captura ilegal do meixão no rio Pranto, os militares abordaram um veículo onde seguiam os suspeitos, tendo na sua posse 3 quilos de meixão e artes ilegais destinadas à apanha desta espécie.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo de extinção e que tem sofrido grande redução do número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O meixão apreendido, no mercado final (países europeus e asiáticos), poderia ascender um valor de 21 mil euros.

PUBLICIDADE

Os suspeitos foram identificados, e elaborados os respetivo autos de contraordenação pela apanha de espécimes com tamanho inferior ao legalmente permitido, que no caso da enguia é 220 mm, cuja coima pode atingir 2 mil euros.


O meixão apreendido, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao habitat natural.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE