Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Figueira da Foz fica com “Ninho dos Passarinhos”

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 26-05-2023

Teve lugar, pelas 16:00, de quarta-feira, 24 de maio, no átrio exterior da Casa da Criança Infanta D. Maria, sita na rua Joaquim Sotto Mayor, a cerimónia de assinatura do contrato de comodato entre o município da Figueira da Foz e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), para a cedência do referido imóvel, conhecido por “Ninho dos passarinhos”.

PUBLICIDADE

O documento foi assinado pelo presidente do Conselho Intermunicipal, Emílio Torrão, que se fez acompanhar do secretário executivo da CIM RC, Jorge Brito e pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes.

Com este contrato, o imóvel passa para a posse da autarquia, pelo período de 50 anos, estando previsto o seu uso para fins na área da ação social. Emílio Torrão referiu que é para a CIM RC uma “honra dar este contributo para este projeto social e educativo na Figueira da Foz”, num espaço dedicado à educação “que todos nós apreciamos”, que é “icónico” e que Santana Lopes soube reconhecer desde a primeira hora.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente do Conselho Intermunicipal manifestou especial apreço por Pedro Santana Lopes, por ser “insistente e confiar na sua palavra”, e salientou que “faz muito gosto” em poder contribuir para os desígnios do município em “honrar Bissaya Barreto” e o uso deste espaço.

Emílio Torrão disse que gosta que os municípios insistam com a CIM RC, pois é uma forma de poderem saber “concretizar mais e melhor para os nossos concelhos”.
Pedro Santana Lopes mostrou regozijo pelo facto de a assinatura deste contrato ser “motivo de satisfação para os figueirenses”. Foi um processo que deu muitas voltas, que exigiu algumas diligências junto do Governo, mas que conseguiu “trazer de volta” a Casa Infanta da Criança Infanta D. Maria à Figueira da Foz. “Hoje foi um passo, outros se seguirão” afiançou.

PUBLICIDADE

O edil deixou a promessa de trazer para o presente e futuro a memória que o edifício representa para os figueirenses.

A propósito da relação com a CIM RC o presidente da Câmara manifestou-se confiante na entidade, considerando que “estamos bem entregues em termos de liderança”, contudo mostrou alguma preocupação pelos tempos que vivemos, que considera não estarem fáceis “para decisões com lucidez e bom senso”. “Mas esta é cheia de lucidez e bom senso”.

Para além dos representantes das entidades outorgantes, marcaram presença na cerimónia o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, os vereadores do executivo Olga Brás e Manuel Domingues, o vereador eleito pelo PSD, Ricardo Silva, a presidente da Junta de Buarcos S. Julião, Rosa Batista, o ex-presidente da Câmara, Carlos Monteiro e várias chefias municipais e alguns munícipes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com