Coimbra

Figueira da Foz em festa com GNR, HMB e Expensive Soul

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-05-2016

Junho está a chegar e a Figueira da Foz prepara-se para mais uma edição das Festas da Cidade, este ano com muitas novidades e atrações irresistíveis, num programa que cresceu em número de dias e em iniciativas.

PUBLICIDADE

oásis figueira

O primeiro mês do verão de 2016 promete abrir o apetite com a Festa da Sardinha da Malta do Viso, dar energia com provas desportivas, animar com a Feira Popular e honrar a tradição com as Marchas Populares, o Banho Santo, a Bênção do Mar e outros momentos especiais.

PUBLICIDADE

As Festas da Cidade não estariam completas sem a Feira das Freguesias, palco privilegiado da gastronomia e cultura locais. Ao longo do mês, a melhor Música Portuguesatambém tem lugar reservado, em concertos de entrada livre, na Praça do Forte. Conheça a programação detalhada e prepare-se para fazer a festa!

A Câmara Municipal da Figueira da Foz já apresentou o programa das Festas da Cidade / São João 2016 da Figueira da Foz, que decorre de 2 de junho a 3 de julho, em vários locais da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Sabemos que a melhor maneira de prender a atenção é pelo estômago e, por isso, de 2 a 4 de junho, a Festa da Sardinha faz-se no Pavilhão Multiusos, todos os dias a partir das 19h30, com o saber, os sabores e a boa-disposição a que nos habituaram os voluntários da Malta do Viso.

Se abusar nas sardinhas, não se preocupe: ainda no dia 4, a partir das 19h00, no Parque de Campismo Municipal, arranca a prova 1.ª Resistência Noturna de BTT, organizada pela Associação Trilhos da Boa Viagem.

Dia 5, não pode mesmo faltar à festa: às 15h00, na Praceta Ledesma Criado, a juventude do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF) mostra que sabe dançar o seu lema, «Aproveita a Maré… e a Dançar agarra o teu Leme». Mais tarde, a partir das 18h00, a Praça do Forte recebe o primeiro grande concerto do mês, com os HMB e um flashmob de alunos do AEZUFF que promete contagiar a plateia.

De 7 a 19, a gastronomia volta a estar em destaque, com a Semana da Sardinha e da Cavala nos restaurantes aderentes, num evento promovido pela Associação Figueira com Sabor a Mar.

De 10 a 26, todos os caminhos vão dar ao Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha (Parque das Gaivotas), que recebe a Feira Popular de São João, com diversões para todos os gostos, de carrosséis a carrinhos de choque, jogos de habilidade e tiro ao alvo, sem esquecer as barraquinhas das farturas e de artigos regionais, e a grande montanha russa de água.

Dia 12 de junho, a 10.ª Meia Maratona da Figueira da Foz arranca às 10h00, numa organização da Atletas.net que quer levar à Avenida de Espanha milhares de pessoas, seja para correr, caminhar ou simplesmente para incentivar os participantes.

A Feira das Freguesias regressa ao Pavilhão Multiusos de 17 a 21 de junho – 1ª fase, com as freguesias de Alqueidão, Lavos, Moinhos Gândara, Paião, Quiaios, São Pedro e Vila Verde. De 29 de junho a 3 de julho – 2ª fase – é a vez das freguesias de Alhadas, Bom Sucesso, Buarcos, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Marinha das Ondas e Tavarede. Ao longo de todo o certame, que decorre das 19h00 à 01h00, os pratos típicos das 14 freguesias do concelho são acompanhados por muita animação, de ranchos a filarmónicas, grupos de dança e grupos etnográficos.

GNR

Dia 18, não deixe de olhar para a Baía Oceânica, que vai estar ainda mais colorida, com  a Regata de S. João organizada pelo Clube Náutico da Figueira da Foz. À noite, na Praça do Forte, a partir das 22h00, todos os olhos estarão voltados para o palco que recebe, para um concerto com entrada livre, uma das mais consagradas bandas portuguesas de sempre, os GNR.

E eis-nos chegados à noite mais longa do ano, na Figueira da Foz. Dia 23 de junho, a Noite de São João arranca às 21H00 com o 1º desfile das Marchas Populares. As atuações decorrem apenas em dois locais: Avenida 25 de Abril, em frente à Esplanada Silva Guimarães ,e na Praça do Forte.

A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna Académica, seguida da participação especial da  Marcha Popular de Eirase da Marcha da União de Freguesias de Assafarge e Antanhol. Seguem-se a concurso 04 Marchas figueirenses:Marcha da Paróquia de Tavarede, Grupo Recreativo Vilaverdense,  Grupo Instrução e Sport,   Sociedade Filarmónica Paionense. Encerram o desfile as Marchas convidadas da Barqueira – Taveiro e Marcha Popular de Ribeira de Frades. No total, vão desfilar aproximadamente 650 participantes.

Após o desfile das Marchas Populares, no Molhe Interior Sul, tem lugar o espetáculo piromusical, com a duração de10 minutos. A animação continua pela noite dentro com  os Arraiais Populares na Rua de São Lourenço – Banda Chic; Praceta Ledesma Criado – Banda Vírus; Rua dos Pescadores – Music for You e Praça 8 de Maio – Duo Sanpedro. Na Praia do Forte, às 23h00, acendem-se as Fogueiras de São João e a partir da 1h00 há Festa do Banho Santo, animada por Djs convidados. Às 5h30, os mais resistentes podem ver ou participar no tradicional Banho Santo.

Dia 24 de junho, feriado municipal, a Figueira da Foz distingue os seus melhores na cerimónia de entrega deDistinções Honoríficas, pelas 11H30 horas no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE).

Vão ser distinguidos funcionários do Município, entidades e personalidades figueirenses, PMEs Líder e PMEs Excelência 2015.

Às 16H00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida daProcissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa.

Pelas 22H00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense, onde são reveladas as classificações gerais das Marchas a Concurso, marcando ainda presença habitual os vencedores do Banho Santo, a Bruna – Tuna Universitária da Figueira da Foz e as Marchas convidadasde Alcântara (Lisboa) e Vale do Açor (Miranda do Corvo).

Dia 25 de junho, às 15h00, voltamos à Praça da Europa, agora com oAgrupamento 235 Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz, para a 2ª Regata + louca do Mondego, uma regata de embarcações artesanais, elaboradas pelos participantes e aberta a toda a comunidade.  Às 15h30, com saída do Jardim Municipal e chegada à Praça da Europa, realiza-se o1.º Encontro de Filarmónicas dos Concelhos de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz, numa festa da música que celebra o centenário da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, CRL. À noite, na Praça do Forte, a música continua, com mais um grande concerto de entrada livre com os Expensive Soul a subirem ao palco às 22h00.

O São João já passou, mas as Festas da Cidade não terminam antes dos Arraiais de São Pedro de Buarcos, no Largo da Má Língua, a prometerem noites quentes e animadas, nos dias 2 e 3 de julho.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE