Coimbra

Figueira da Foz: Este ano agosto volta a ter sabor a sal no Núcleo Museológico do Sal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-08-2020

 

PUBLICIDADE

O Município da Figueira da Foz vai comemorar o 13º aniversário do Núcleo Museológico do Sal, já a partir da próxima quinta-feira, 06 de agosto, com mais uma edição de «(A) gosto com Sabor a Sal». O programa de atividades é diversificado e pretende ir ao encontro do gosto de públicos distintos. 

PUBLICIDADE

Todas as quintas-feiras (6, 13, 20 e 27) realizar-se-á a atividade «Pé do Sal», que inclui um passeio pela Rota das Salinas (9h30), um chá frio servido no Pedarium (11h00) e uma visita guiada ao Núcleo (11h30). A participação (Min. 2pax – Max. 10 pax.) está sujeita a inscrição prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt e ao uso de máscara nos espaços interiores. 

Sábado, dia 08, pelas 21h30, a Salina Municipal do Corredor da Cobra será, uma vez mais, palco para o teatro trazido pelo CITEMOR. O coletivo «Orquestina de Pigmeos», um projeto de Nilo Gallego e Chus Dominguez, irá apresentar, de forma informal,  «Mondego” um trabalho que resulta de uma residência de criação e que “pretende recorrer a ferramentas analógicas vinculadas ao registo e reprodução de sons e imagens em movimento, ao  fluir livre da água do rio, os movimentos de embarcações e corpos, o fluxo e refluxo das marés junto à foz do rio.” Inscrições e informações: reservas@citemor.com | 916688601. 

PUBLICIDADE

A «Safra à Antiga» é presença assídua no cartaz de aniversário. Assim, dia 16, a partir das 09h30, o sal voltará a ser transportado da silha para o armazém, à cabeça de várias mulheres trajadas a rigor. Este ano não será permitida a participação dos visitantes, contudo quem pretender assistir poderá fazê-lo, devendo, no entanto, cumprir com as regras de distanciamento social e etiqueta respiratória. 

«Marnoto por um dia», que se realizará dias 21 e 28 de agosto pelas 10h30, é uma atividade pensada para os mais pequenos, mas aberta também ao público em geral e que permitirá o contacto direto com os marnotos e a aprendizagem dos diferentes trabalhos que realizam na salina. Esta atividade está condicionada a inscrição prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt e limitada à participação de um máximo de 8 pessoas. 

Durante todo o mês de agosto o Núcleo terá também patente uma nova exposição coletiva de fotografia, da autoria de Daniel Godinho, Eduardo Oliveira, Paulo Matos, Rui Santos. São 12 fotografias que apresentam quatro olhares distintos do salgado da Figueira da Foz. 

Todas as iniciativas são gratuitas, bem como a entrada no espaço museológico, ao longo de todo o mês de agosto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE